Você sabia que a casca dos alimentos também têm nutrientes? Inclusive, em alguns casos, é na casca que está a maior concentração dos nutrientes! A maioria dos brasileiros tem o hábito de comer só a polpa e jogar fora a casca, o talo e as sementes. Isso acontece, em alguns casos, por falta de informação sobre os benefícios do alimento como um todo!
Além de fazer bem à saúde, o consumo da casca dos alimentos beneficia a economia e o meio ambiente. Primeiro pois evita o desperdício e, segundo, pois reduz a quantidade de resíduos descartados. Abaixo segue uma lista com alguns alimentos que devem ser consumidos com a casca!
Benefícios da casca dos alimentos
-
Abacaxi
É na casca da fruta que está concentrada a maior porcentagem de vitamina C, chegando a conter 40% a mais do que na polpa. A casca do abacaxi pode ser consumida em forma de suco ou chá. Inclusive, o chá é diurético!
-
Banana
Ela é rica em vitaminas A e C, sendo que sua casca possui grande quantidade de minerais. Assim como é impensável comer a casca de vários alimentos, isso acontece com a banana. Mas, é possível fazer farinha com ela e utilizar em bolos e pães, como alternativa ao descarte, por exemplo. Caso queira apostar em outras receitas, tente fazer um chá com a casca.
-
Batata
A casca da batata inglesa contém ferro, zinco, potássio, fibras e vitamina C. Precisa de mais um motivo para consumir a casca do alimento? Economia de tempo! Ao comer a batata com casca você vai economizar tempo e comer mais nutrientes. Se quiser tentar, faça uma batata rústica assada com algumas ervas! É simples, fácil e barato!
-
Maçã
É na casca da maçã que está concentrada a maior quantidade de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e na perda de peso.
Leia também:
– Propriedades nutricionais do abacaxi e as maravilhas do alimento
– Bolinho de chuva com banana: veja receita fácil com ótimo rendimento
Achou o texto útil? Então, compartilhe com algum amigo! Para outras dicas de saúde e bem-estar curta nossa página do Facebook!