A dúvida de como receber o primeiro pagamento quando se tem o benefício liberado pelo INSS permeia os questionamentos dos segurados. Assim, é importante que o beneficiário saiba como proceder para garantir que o recurso financeiro esteja acessível assim que houver a concessão do benefício.
Portanto, ao fazer a solicitação de aposentadoria, pensão ou qualquer outro benefício do instituto de previdência, o trabalhador ou o dependente deve comunicar a APS (Agência da Previdência Social) sobre a microrregião que prefere receber seu benefício.
Sendo assim, essa escolha é muito importante porque, após a concessão do benefício, ela será o destino do primeiro pagamento. Ou seja, o depósito do valor será em uma agência de instituições bancárias próxima da agência que liberou o benefício. Ou ainda, da microrregião que o segurado escolheu ao dar a entrada.
Quer entender melhor como receber o primeiro pagamento após sua liberação pelo INSS? Continue a leitura do texto até o final!
O que é preciso para retirar o benefício liberado pelo INSS?
Primeiramente, após a liberação do benefício o beneficiário precisa se encaminhar até a agência bancária para retirar o pagamento. Sendo assim, o segurado vai precisar comprovar que é o titular do benefício. Então é necessário estar munido de seus documentos de identificação pessoal. Vale lembrar que nem todo documento é válido, existem os documentos oficiais que servem para identificar a pessoa em situações como essa. A forma de depósito é numa modalidade de cartão magnético, pois conta com isenção de taxas de serviços bancários. Contudo, só tem permissão para operações referentes ao recebimento do benefício.
Em seguida de realizar o saque do primeiro pagamento, o segurado pode optar por continuar recebendo pela modalidade do cartão magnético, permanecendo nessa mesma agência. Entretanto pode solicitar a alteração do local de recebimento, se assim desejar. Portanto, pode optar por abrir uma conta corrente ou utilizar uma já existente para receber o benefício.
Como alterar a conta para receber o benefício liberado pelo INSS?
Então, se a decisão for a de fazer a alteração da agência bancária para receber o recurso referente ao pagamento basta solicitar a mudança. Nesse caso, o aposentado ou pensionista pode requerer diretamente pelo App ou site oficial do INSS.
Desse modo, ao utilizar o aplicativo Meu INSS ou o site, basta acessar a opção alterar local e forma de pagamento. É possível, também, realizar a mudança através do telefone 135. Dessa maneira, o depósito do pagamento continuará sendo na modalidade de cartão magnético, cuja serventia se destina ao saque do pagamento. Entretanto, passará a ser uma agência bancária localizada na microrregião que o segurado escolheu.
Como transferir o pagamento para uma conta corrente?
Por fim, se a preferência for pelo recebimento do benefício liberado pelo INSS através de conta corrente ou conta poupança, o beneficiário deve comparecer à uma agência bancária de seu uso e fazer a solicitação dessa opção. Sobretudo porque nessas duas modalidades o beneficiário vai contar com as vantagens comuns aos demais correntistas, a exemplo da utilização de cartão para o pagamento de débitos entre outras.
No entanto, juntamente com as vantagens vêm as obrigações, podendo haver cobrança de tarifas bancárias. Vale ressaltar que após receber o primeiro pagamento, o segurado pode optar por outro formato de recebimento do benefício no momento que desejar.
Agora você já sabe como receber o primeiro pagamento do benefício liberado pelo INSS. Não esqueça de escolher a microrregião de sua preferência. Volte para mais informações.