Este ao o INSS, como forme de acelerar os processos de solicitação de benefícios, bem como para evitar as longas filas para resolver problemas, criou uma Inteligência Artificial. O papel dela seria de, sem precisar de monitoramento de ninguém, valiar documentos enviados de forma digital. Dessa forma, não seria necessário que alguém se deslocasse para solicitar o que quer que fosse, podendo, apenas, utilizar o aplicativo. Entretanto, a Inteligência Artificial está fazendo com que muitos brasileiros tenha o benefício do INSS negado. Continue acompanhando este artigo para entender.
Os indeferimentos aumentaram
É verdade que as filhas no INSS reduziram, uma vez que as pessoas começaram a utilizar o aplicativo oficial para realizar solicitações. Entretanto, o aplicativo fez com que o número de pessoas com o benefício do INSS negado aumentasse muito.
Isso acontece porque, quando o procedimento é feito por um robô, então é ele que filtra as informações. Isso significa que não é uma pessoa, mas sim um robô avaliando se todos os documentos necessários estão presentes e se estão legíveis.
Aparentemente um processo mais ágil, os resultados não vêm agradando segurados e aqueles que visam solicitar algo ao instituto. Isso porque, em média 1/4 dos pedidos feitos ao INSS é negado, ou seja, para cada 100.000 pessoas que fazem solicitação, 25.000 têm a sua solicitação atendida. Ao passo que, dentre essas mesmas 100.00, 75.000 têm o seu benefício do INSS negado.
Dado o grande número de pessoas que realizam pedidos ao INSS, cerca de 1,14 milhão de pessoas que realizaram a solicitação no último mês, receberam “não” como resposta. Segundo dados comparativos, a média de solicitações negadas por ano, antes da implantação da IA, era de 4,4 milhões.
Portanto, ainda que os números já fossem altos, eles aumentaram bastante. Por isso, ela acaba por não cumprir o seu papel de forma plena e eficiente. Isso porque, para isso, seria preciso que as solicitações fossem avaliadas de forma mais certeira, o que exigiria um aprimoramento da tecnologia.
Onde a Inteligência Artificial falha
Ter um benefício do INSS negado pela IA não significa que aquela pessoa não tenha direito a ele. Isso porque, para se analisar, de fato, se uma pessoa pode receber o que pede, é preciso se atentar aos detalhes. Entretanto, o robô leva em consideração apenas as informações que o solicitante insere no Cadastro Nacional de Informações Sociais.
Assim, aquelas situações que demandem provas, as quais deveriam ser avaliadas por uma pessoa, por exemplo, o tempo de trabalho como professor de alguém, acabam por ser desconsideradas. Por isso, o robô acaba gerando como resultado o benefício do INSS negado para um pessoa que teria, realmente, direito a ele.
Mas não apenas esse é o problema. O robô (ou inteligência artificial) apenas consegue ler documentos que estejam completamente legíveis. Isso significa que borrões nos documentos que impeçam a leitura de algumas palavras, levam a rejeição da solicitação. De fato, isso não aconteceria se fosse um ser humano que estivesse avaliando os documentos, porque ele seria capaz de deduzir o que, para um robô, é indecifrável.