De acordo com os dados apresentados recentemente pelo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a quantidade de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve crescer, de modo a alcançar a marca de 39 milhões de brasileiros. Deste total, muitos desejam encontrar maneiras de receber mais por meio da autarquia.
A boa notícia é que isso é possível através do fornecimento de alguns documentos. Nesse sentido, saiba quais registros apresentar para garantir uma boa quantia mensal.
Veja como aumentar o INSS
Milhares de brasileiros aguardam ansiosos pela chegada do momento de se aposentar. A espera eufórica vivida por um grande número de trabalhadores ocorre, sobretudo, após muitos anos de dedicação. Nesse cenário, o montante disponibilizado pelo INSS possui um papel fundamental na vida dos aposentados. Todavia, ao alcançar essa etapa, várias pessoas no Brasil têm dúvidas sobre como esse processo se dá na prática.
Nesse contexto, um dos pontos cruciais é apresentar a documentação adequada. Isso porque ela pode ter um impacto significativo no montante recebido pelo trabalhador. Logo, os trabalhadores devem ficar atentos nesta etapa de apresentação dos documentos. Nas linhas abaixo, vamos apresentar sete deles que são essenciais tanto para a solicitação da aposentadoria quanto para o pedido de revisão de valores.
Documentos essenciais
Antes de mais nada, é importante mencionar que, ao mostrar os dados corretamente, o cidadão poderá comprovar que receberá valores mais elevados do que os contabilizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Antes de apresentar essas informações ao INSS, porém, é importante ficar atento à documentação, como mencionado, para não evidenciar erros. Afinal, isso pode causar o efeito contrário do esperado. Em outras palavras, o erro pode resultar na redução do valor do benefício.
Portanto, caso o cálculo da aposentadoria tenha sido feito com base em valores menores ou caso o segurado perceba informações desatualizadas, é de suma importância proceder com a atualização desses dados visando otimizar o valor do benefício. Ao fornecer de forma precisa todas as informações relativas às contribuições, o trabalhador evitará complicações ao longo do processo. Diante disso, os documentos para ficar de olho são:
- Dados da ficha financeira da empresa;
- Salários na carteira profissional e sua atualizações;
- Holerite;
- Contrato de trabalho temporário;
- Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); e
- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).