Pode-se ter o benefício do INSS cancelado por diversos motivos, que estão sempre atrelados ao descumprimento de requisitos necessários ao seu recebimento. Por isso, muitos beneficiários têm o seu benefício cancelado ou suspenso, o que faz cessar o seu recebimento mensal. Saiba o que fazer se isso acontecer com você, lendo as informações constantes deste artigo.
Cancelamento X indeferimento
Benefício do INSS cancelado é diferente de tê-lo indeferido. Isso porque, no primeiro, ele já está sendo pago e, por algum motivo, ele deixa de ser. Já o benefício indeferido é aquele ao qual o beneficiário solicitou, entretanto, que o INSS negou o repasse, antes mesmo que ele fosse concedido.
O que pode levar ao cancelamento
São diversas situações que levam ao cancelamento de um benefício do INSS. Uma delas, é quando há concessão por erro, por causa de documentação anexada de forma errada ou por causa de erro na própria análise do INSS. Outro, é quando o beneficiário deixa de fazer a prova de vida.
Além disso, o beneficiário que deixa de comparecer à perícia obrigatória, também pode ter cessado o seu benefício. Pessoas que se negam a fazer a reabilitação, também podem ter o benefício cancelado. Quando há o recebimento de auxílios com tempo pré-determinado, há o cancelamento tão logo acabe o período pelo qual ele é devido.
Isso acontece, por exemplo, nos casos de salário maternidade ou auxílio-reclusão. Estes últimos podem ser cancelados, ainda, se a mulher retorna para o trabalho durante sua licença, ou se o preso foge da prisão. Por fim, o cancelamento pode acontecer diante da falta de atualização do cadastro e de comprovação de frequência escolar de dependente.
O que fazer diante do cancelamento
Primeiramente, para tomar uma medida diante do cancelamento do benefício, é preciso saber por que ele aconteceu. Se, por exemplo, o beneficiário não compareceu à perícia, ou se não realizou a prova de vida. Como os motivos são vários, cada um também tem uma solução.
O instituto te informará o motivo do benefício do INSS cancelado e, assim, você poderá tomar uma medida. Se for a falta de perícia médica, por exemplo, você poderá agendar uma nova perícia e realizar um recurso administrativo. Portanto, investigue a causa e, em seguida, prepare o seu recurso.
Para recorrer, você pode fazê-lo apenas com acesso ao portal oficial do INSS, ou pelo aplicativo de celular, “Meu INSS”. No site, você clicará em “Novo Pedido” e digitará o nome do serviço ou do benefício cujo cancelamento você quer recorrer.
Em seguida, encontrará e clicará no nome correto do benefício. Na tela, aparecerá um texto, o qual você deve ler com atenção antes de prosseguir com o requerimento. Feito isso, avance e siga as orientações do site.
É muito importante ter em mãos o seu CPF, número do benefício e os documentos para a comprovação do direito ao recebimento do benefício, de acordo com o motivo do seu cancelamento. O INSS tem até 30 dias para avaliar sua solicitação e reativar o benefício, se for o caso.