Diversos podem ser os motivos do seu benefício do INSS ainda não ter caído na conta. Entre eles estão mudança na data de pagamento, interrupção do benefício entre outras questões.
Dessa forma, é importante ficar atento e se informar para saber o que fazer no caso de não receber o seu salário da previdência. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações nesse sentido.
Então, continue lendo para compreender os motivos acerca do atraso ou interrupção do seu benefício
Como posso conferir a data de recebimento do meu benefício do INSS?
Primeiramente, tenha em mãos o seu cartão da previdência e o aplicativo “Meu INSS” aberto e encontre seu “Número Benefício” (NB).
A saber, ele é composto por 10 algarismos, sendo 9 em sequência, depois um traço e um dígito. Verifique o número que vem antes do traço. Então, clique em “Do que você precisa” na tela inicial do app e digite “Calendário de pagamentos”. Aí é só verificar a data que consta referente ao número do seu benefício para saber quando você irá receber.
É válido ressaltar que caso não seja feito o saque em até 90 dias, ocorre a devolução do benefício para o INSS. Portanto, é preciso ficar de olho para não perder seu dinheiro.
Inclusive, caso receba o seu benefício em grandes bancos, verifique com o gerente se é possível criar uma conta corrente e solicite a transferência automática do seu pagamento para ela.
Como conferir se o pagamento caiu?
Caso esteja enfrentando uma situação em que o pagamento do INSS não caiu na sua conta, é importante saber analisar como está o seu benefício.
É possível fazer essa verificação ao por meio de diversos canais, como:
- Meu INSS: O “Meu INSS” é uma boa maneira de examinar o extrato de pagamento;
- Central de atendimento 135: Você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS e falar com um atendente que te ajudará com quaisquer problemas decorrentes do benefício;
- Agências do INSS: Outra forma, caso preferir o atendimento presencial, é visitar uma agência do INSS.
É muito importante recorrer a uma dessas opções, a fim de solucionar qualquer problema relacionado ao seu INSS e, dessa forma, garantir que irá receber o benefício do qual tem direito de maneira adequada e sem atrasos.
Porque o benefício do INSS não caiu na conta?
Existem vários motivos pelos quis o pagamento do INSS ainda não foi depositado em sua conta. A seguir estão algumas das razões mais comuns:
- Erro no sistema do INSS ou do banco: Alguns problemas técnicos podem acontecer durante a efetivação dos pagamentos, o que gera atraso ou ausência de depósito do benefício. Para resolver esse problema, você pode entrar em contato com a agência bancária responsável por sua conta e certificar se há algum contratempo;
- Dados de cadastro incorretos: É importante que os dados fornecidos estejam corretos. Sendo assim, se qualquer dado apresentar incoerência, será necessário atualizá-lo junto ao INSS, o que pode ser feito ao entrar em contato com a Central de Atendimento ou acessando o site oficial do instituto;
- Benefício Suspenso ou Cancelado: Pode acontecer a suspensão ou cancelamento do benefício por diferentes motivos, como por exemplo não cumprir algum requisito, acumulação indevida de benefícios ou adversidade com a revisão periódica. Sendo assim, se tiver suspeitas de que seja esse o caso, procure a agência de Previdência Social mais próxima ou entre em contato pelo número 135.
Agora que você já sabe o que fazer se não recebeu seu benefício do INSS, coloque essas dicas em prática e garanta seu pagamento!