O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementaram ações para a redução da fila de requerimentos, que teve uma queda de 5,7% em agosto.
Entre elas, o pagamento sobre produtividade para servidores avaliarem processos fora do expediente regulamentar, realização de mutirões de atendimento aos finais de semana visando a análise de avaliação social e perícia médica e adoção do Atestmed.
Este último é a possibilidade de os cidadãos enviarem pelo aplicativo ou site ‘Meu INSS’ o atestado médico e terem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) liberado por 180 dias.
Ligação do INSS para os beneficiários
Entre as medidas está a utilização da Central de Atendimento 135 para ligar aos segurados que estão na fila e orientar sobre o uso do Atestmed.
A saber, serão acionados por telefone os segurados que estejam aguardando perícia médica para a concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias.
Atenção para o número oficial
Em nota, o INSS informou que o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada do telefone do segurado quando a entidade ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social.
Ainda mais, o número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.
“Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, basta fazer uma chamada gratuita para o número 135. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato”, orienta.
Além disso, o comunicado destaca que o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária. Isto é, o contato é apenas para antecipar o atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços.
Dessa forma, a expectativa do governo é reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar a dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal, que é de até 45 dias.
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Número caiu, apesar de recorde de pedidos no INSS
Vale informar que, apesar de ter registrado um número recorde de novos pedidos de benefícios em agosto, de mais de 1 milhão – a média mensal de entrada de requerimentos gira em torno de 800 mil solicitações – o INSS reduziu o estoque da fila em 5,7%, passando de 1,79 milhão em junho para 1,69 milhão em agosto (dados até o dia 28).
Então, se forem considerados somente os pedidos com prazo acima de 45 dias, o percentual teve queda de 7,95% (de 1,1 milhão de requerimentos para 1,05 milhão em igual período).
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, avalia que o número de requerimentos analisados no Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social ainda está abaixo do desejado, mas espera que dados mais significativos sejam apresentados no próximo mês.
“A partir do segundo mês do programa, nós teremos toda essa massa de análises iniciada em agosto sendo processada. Então, a expectativa é ter um número maior de benefícios concedidos”, disse Stefanutto.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social e da Agência Brasil
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