O Governo, junto com a Caixa Econômica Federal (CEF), elaboraram uma novidade com relação ao pagamento das parcelas extras do auxílio emergencial 2021: o envio, via WhatsApp, do calendário e demais informações para os beneficiários do programa. Desse modo, quem é do Bolsa Família também vai receber os informativos pelo celular?
Confira, portanto, a resposta para essa e outras questões que podem surgir com a nova medida. Veja, ainda, como vai funcionar o envio dessas mensagens e tire todas as suas dúvidas.
Quem é do Bolsa Família também vai receber as informações do auxílio emergencial pelo celular?
Depende. Isso porque a CEF vai enviar as informações para os números cadastrados no aplicativo Caixa Tem. Dessa forma, caso o beneficiário do Bolsa Família esteja utilizando a ferramenta e tenha o número atualizado, certamente receberá o cronograma do auxílio via WhatsApp.
Em 2020, o aplicativo Caixa Tem era utilizado apenas pelos beneficiários do auxílio emergencial. Contudo, no mesmo ano, de forma progressiva, o serviço foi disponibilizado também para quem recebe o Bolsa Família.
Tendo isso em vista, tanto quem recebe o auxílio, quanto quem teve o Bolsa Família temporariamente substituído pelo Bolsa Família vão receber o calendário de pagamento pelo celular, desde que utilize o Caixa Tem.
Em contrapartida, o calendário de pagamento para quem é do Bolsa Família já está definido, pois o governo e a CEF utiliza o calendário regular do programa para repasse do auxílio para esse grupo; ou seja, o cronograma que foi divulgado pelo Ministério da Cidadania ainda no início do ano não passa por alterações.
Portanto, a medida de envio das informações relativas ao auxílio emergencial via WhatsApp tem como objetivo democratizar e facilitar o acesso aos informes do programa, visto que nem todos os atendidos têm conexão com a internet.
Como vai funcionar
Confira como vai funcionar o repasse de informações via WhatsApp:
- Uma conta oficial e verificada da Caixa passará a enviar as informações sobre o auxílio emergencial, especialmente sobre o cronograma das próximas parcelas do benefício. Ao todo, 500 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com os envios;
- Receberão os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento dos avisos;
- Não é necessário fazer uma nova solicitação ou cadastro para receber os avisos no celular, basta checar se o número de contato informado no perfil do aplicativo Caixa Tem está atualizado;
- O assunto das mensagens automáticas incluem: informações sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais avisos e comunicados;
- Os comunicados serão enviados a partir de um único número da Caixa de forma automática, ou seja, sem a possibilidade de conversação, sendo utilizado apenas para o envio dos avisos.
Veja ainda: Novos beneficiários incluídos no auxílio emergencial; veja como saber aprovação
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.