O governo federal anunciou nesta quarta-feira (7), que os beneficiários do Programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular.
Atualmente, as medicações disponíveis no programa estão divididas em duas categorias. Assim, parte da lista é gratuita, e parte tem um desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais.
Medicamentos gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família
Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão:
- 4 anticoncepcionais;
- 2 tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
- 3 apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
- 3 alternativas para controle da rinite;
- Fraldas geriátricas.
Farmácia Popular
Cabe mencionar que o programa também oferece de forma gratuita, a todos os cidadãos, 22 medicações para controle da asma, da diabetes e da hipertensão. Para essa lista, nada muda: as gratuidades serão mantidas.
Para quem não acompanhou, vale informar que o Farmácia Popular foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Recife.
“Ninguém vai ao médico para pegar um diagnóstico. Ninguém ao médico vai para pegar apenas a receita. A gente vai ao médico porque a gente quer o diagnóstico, a gente quer a receita e a gente quer comprar o remédio para curar o diagnóstico dado pelo médico”, disse Lula.
Ainda mais, segundo o governo, quem recebe Bolsa Família não precisará fazer um novo cadastro para retirar esses medicamentos de forma gratuita. A identificação do beneficiário será feita pelo próprio sistema do Farmácia Popular.
Leia ainda: BPC: Como solicitar o benefício? Assista um vídeo com o passo a passo
Inclusão de famílias indígenas
Uma nova iniciativa será a introdução do Farmácia Popular em comunidades indígenas, que poderão indicar um representante para retirar a medicação, sem a necessidade de informar CPF.
Essa modalidade do programa será testada em um projeto-piloto no território Yanomami, em Roraima, segundo o governo.
Confira também: FALTA POUCO! Pagamento do 13º do Bolsa Família chega EM BREVE
Como pegar a medicação?
O paciente que esteja inserido no Bolsa Família e que deseje obter os medicamentos gratuitos ou descontados pelo Farmácia Popular, precisa se dirigir a um estabelecimento credenciado.
A saber, são farmácias e drogarias que exibem o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.
Além disso, o cidadão precisa apresentar dois documentos:
- Receita médica dentro do prazo de validade, seja emitida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por um médico particular;
- Um documento oficial de identidade com foto e número do CPF.
Veja ainda: VALE GÁS tem novo pagamento CONFIRMADO! Saiba de quanto será o depósito