Os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial poderão ser beneficiados com o Auxílio Brasil, desde que se encaixem nos critérios de elegibilidade do novo programa.
O Ministro da Cidadania, João Roma, em entrevista concedida ao programa A Voz do Brasil, abordou o assunto. Siga a leitura para ter os detalhes.
Quem recebeu Auxílio Emergencial pode ter o Auxílio Brasil?
Roma declarou na entrevista que é possível, desde que a pessoa esteja devidamente cadastrada no Cadastro Único e esteja elegível na faixa de pobreza e extrema pobreza.
“Muitos do Auxílio Emergencial, que terminou seu pagamento no último mês de outubro, eram pessoas que inclusive tinham faixa de renda superior a essa faixa da pobreza e extrema pobreza. O Auxílio Emergencial foi destinado justamente para mitigar os impactos sociais das pessoas que estavam impedidas de desenvolver suas atividades na economia informal”.
E completou:
“Já o Auxílio Brasil é o programa destinado justamente à população mais necessitada, que está na faixa da pobreza e extrema pobreza”.
Quais os benefícios previstos?
O chamado núcleo básico do novo programa social tem três benefícios: O Benefício Primeira Infância; Benefício Composição Familiar e o Benefício Superação da Extrema Pobreza.
Além disso, existem os seguintes benefícios complementares, que interligam outras políticas públicas. São eles: o Auxílio Esporte Escolar, Auxílio Bolsa Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Benefício Compensatório de Transição.
Novas inclusões de beneficiários
O Auxílio Brasil, como programa permanente, terá ingresso recorrente de novos beneficiários.
Assim, aqueles que ainda não estão no Bolsa Família e se enquadram podem procurar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que funciona como o SUS, de forma tripartite, federativa, está em todos os municípios do Brasil em entidades como CRAS e CREAS.
Com informações da Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Veja também: Crédito Caixa Tem: Empréstimo disponível para novo grupo; veja quem já pode solicitar
EU MESMO estou desempregada e crio 6netos sou chefe de família SOZINHA recebi o auxílio emergencial desse ano. Mais no dia 19 FUI RECEBER O AUXÍLIO BRASIL. E NAO TINHA DINHEIRO. LIGUEI NO 111 LA tenho direito.mais fui na caixa econômica Federal e lá não tenho direito.ai quero saber o motivo sendo q estou desempregada e me encaixo pra receber esse AUXÍLIO BRASIL.