Os BDR caíram no gosto dos investidores brasileiros no ano passado. Isso porque os ativos permitem que o investidor seja acionista de grandes empresas estrangeiras, como Google e Amazon. Além disso, a recente compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk acendeu ainda mais as discussões sobre esses ativos.
Porém, na hora de declarar o imposto de renda, muitas pessoas ficaram sem saber o que fazer. Por isso, hoje vamos falar o passo a passo para você declarar os seus BDR para a Receita Federal. Vale lembrar que é preciso ter eles em custódia no dia 31/12 e não necessariamente no dia da sua declaração.
Como identificar um BDR?
BDR são investimentos em renda variável de ativos listados na bolsa de valores. Eles são, em resumo, ações de empresas que, na verdade, são listadas fora do Brasil. O funcionamento pode parecer complexo, mas na verdade é bastante simples.
Isso porque, para um BDR existir, é preciso ter um banco custodiante. Na prática, ele compra as ações no mercado original e depois revende na bolsa brasileira. Para isso, ele cobra taxas sobre os dividendos e também pode ganhar no spread da cotação. Contudo, esses ativos têm uma caraterística em comum: a nomenclatura. Isso porque existem dois tipos de BDR: os patrocinados e os não-patrocinados. Em suma, os patrocinados demonstram que a empresa dona das ações mostrou interesse em lançar ativos no Brasil. Por outro lado, os BDR não patrocinados são de empresas que não quiseram emitir ações na B3.
Por isso, os BDR mudam a nomenclatura de acordo com essa decisão. Os BDR patrocinados têm ativos compostos por quatro letras e têm, no final, o número 32 ou 33. Para os não patrocinados, o final é sempre 34. São exemplos de BDR listados na bolsa o ativo AURA33 e GOGL34.
Como declarar no IR?
Para declarar os BDR no imposto de renda, é preciso seguir um passo a passo. Assim como todos os investimentos, é extremamente simples declarar esses ativos, desde que o investidor preste atenção no que está fazendo. Vale lembrar que qualquer erro pode incorrer em multas, caso o cidadão caia na chamada malha fina.
Para declarar o BDR, o primeiro passo é entrar na aba “Bens e Direitos”. Depois disso, basta clicar no grupo “4 – Aplicações e investimentos”. No código, você também selecionará a opção “04″, que dirá “Ativos negociados em bolsa no Brasil (BDRs, opções e outros – exceto ações e fundos”. Após isso, no campo “Discriminação”, coloque a quantidade de BDRs e o nome da empresa emissora do ativo. Vale lembrar que essas empresas não têm CNPJ, dado que não são brasileiras. Além disso, é preciso colocar o código do ativo (listado na bolsa brasileira) e o valor pago na aquisição dos ativos. Nessa parte, você declara o seu preço médio, não o valor da cotação atual do ativo. Por fim, preencha a situação em 31/12/2020 e a situação em 31/12/2021.
Após isso, a sua declaração estará completa e você pode continuar a declaração dos outros ativos.