Os últimos tempos se mostraram bastante difíceis para os brasileiros. A inflação no país alcançou o maior patamar em seis anos. Por sua vez, os reajustes salariais ficaram cada vez menores nos país. Por isso, qualquer notícia sobre recebimento de valores geralmente causa uma movimentação intensa entre os brasileiros.
E foi justamente isso o que aconteceu em janeiro. A saber, o Banco Central (BC) havia lançado no dia 24 de janeiro uma nova funcionalidade ao sistema Registrato. Em suma, essa funcionalidade permitia a consulta de valores a receber de bancos e instituições financeiras.
Em outras palavras, os brasileiros poderiam descobrir se tinham algum dinheiro “esquecido” em bancos. Contudo, a alegria durou pouco, pois o sistema saiu do ar no dia seguinte. Isso aconteceu devido a grande quantidade de acessos, o que fez o BC tirar o site do ar.
Nesta segunda-feira (7), o BC informou a criação de um novo site. Em resumo, esta nova página na internet disponibilizará o serviço de consultas a recursos esquecidos em bancos.
Saiba onde fazer consultas sobre valor a receber
De acordo com o BC, o site entrará em operação na próxima segunda-feira (14). Na verdade, o banco já havia anunciado isso dias após o sistema Registrato sair do ar. Agora, os interessados deverão ir para o site valoresareceber.bcb.gov.br.
Isso quer dizer que não haverá mais consultas através do site do BC. Da mesma forma, o sistema Registrato também não permitirá solicitações em relação a valores a receber.
O BC já havia informado que os brasileiros só começarão a receber os valores esquecidos nos bancos a partir de 7 de março. Para isso, os interessados deverão realizar um cadastro pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo Gov.br.
Após acessar o sistema, e apenas se a solicitação feita não indicar uma chave Pix, que a instituição financeira entrará em contato com o interessado para realizar a transferência de recursos.
O Banco Central alerta a população sobre tentativas de golpe.
“O BC não entra em contato com os cidadãos. Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022. A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição“, alerta o texto.
Leia Mais: Valor da cesta básica sobe em 16 das 17 capitais pesquisadas em janeiro