O Bacen fez cortes nos juros da Selic, mesmo assim o Brasil permanece entre as economias com taxas de juros reais mais elevadas.
Nesse sentido, o BCB definiu uma redução nos juros do país para 13,25% anual. Contudo, a se descontar a inflação, os juros brasileiros continuam sendo os mais altos, em relação às 40 economias que mais se destacam mundialmente.
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Bacen (Banco Central) tomou a decisão, neste dia 2 (quarta-feira), de cortar pela primeira vez os juros depois de 12 meses que permaneceu estável.
Quer entender melhor esse corte nos juros da Selic? Continue a leitura do texto até o final!
O que significa juros da Selic?
Primeiramente, a Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, sua criação data do ano de 1979. Quem controla essa taxa é o Banco Central (Bacen). Assim, as operações financeiras do Brasil usam essa taxa como referência. O BC faz a definição do valor dessa taxa a cada 45 dias, ela fica à disposição para consulta todos os dias no site oficial do Banco Central.
Os brasileiros consideram a Selic uma taxa básica de juros, esse sistema tem influência em todas as demais taxações do mercado. A elevação ou a queda dessa taxa tem como finalidade fazer o controle da inflação brasileira.
Desse modo, esse sistema especial, tem o poder de impactar de maneira direta o cotidiano dos cidadãos brasileiros e, de maneira especial, os seus investimentos.
Corte nos juros da Selic
O anúncio do Copom foi de uma redução de 0,5%. Assim, a taxa básica de juros do Brasil, desceu de 13,75% para 13,25% anual.
De acordo com uma lista que traz as 40 economias mais importantes do mundo, feita por Jason Vieira, apesar dessa redução, o Brasil continua com as maiores taxas de juros reais.
A saber, Jason Vieira é um economista e divulga todo mês, no portal de investimentos MoneYou, a lista com as principais economias mundiais.
O que são juros reais?
Vale ressaltar que os juros reais, diferentemente da taxa bruta. Ele leva em consideração percentuais livres da inflação, ou seja, ele é o resultado dos juros com o desconto da porcentagem da inflação. Dessa forma, esse é número que realmente vai ter impacto sobre a economia. Então com a definição desse sistema em 13,25%, os juros reais do Brasil ficaram na casa de 6,68%.
Conforme mencionamos anteriormente, esses juros superam as taxas de muitas economias, a exemplo de:
- México com juros reais de 6,64%;
- Colômbia com juros reais de 6,15%;
- Chile com juros reais de 4,6%.
Essas são as economias que aparecem na lista de Jason Vieira, logo na sequência do Brasil.
Para calcular essa taxa se considera tanto a inflação quanto os juros com estimativas futuras de um ano, pois a tendência dessas 2 variáveis para o futuro é que tem real influência no andar da economia e também nas decisões do Bacen para a Selic.
Agora que você já sabe o que os juros da Selic representam para o cidadão, fique de olho nas decisões do BCB. E volte para mais informações.