Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues prestaram depoimento para o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro sobre a conduta do diretor Vinícius Coimbra em ‘Nos Tempos do Imperador’, da TV Globo. Em matéria da revista Veja, que segue a repercutir nesta sexta-feira (15), as atrizes o acusam de racismo e segregação racial.
Simaria publica no Twitter após deixar de seguir Simone: “Para de se comparar”
Uma fonte da produção – escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson – relata que Vinícius teria usado palavras agressivas durante as filmagens. Além disso, durante as cenas em uma cidade cenográfica, ele teria ordenado: “Elenco pra esse lado, negros pro outro lado”. As atrizes pedem indenização por racismo, equiparação salarial com atores brancos e por danos morais.
O caso chegou à ser analisado pelo compliance da TV Globo, mas nada foi feito para apurar o caso. Assim, Dani e Roberta decidiram fazer uma denúncia no Ministério Público. Em nota para o site Na Telinha, a emissora se justificou: “A Globo desconhece a investigação citada na matéria e reitera que não tolera preconceito racial. A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização”.
O caso ainda está em andamento.
Roberta Rodrigues diz que foi aconselhada a ignorar racismo
No Instagram, na última quarta-feira (13), Roberta postou uma foto ao lado de Dani e seus respectivos advogados para falar sobre as acusações. Segundo ela, mesmo após a demissão de Vinícius Coimbra, lhe foi aconselhado que esquecesse sobre o racismo sofrido nos bastidores da novela.
“Queria agradecer a todos aqueles que me disseram que não ia dar em nada, que era pra esquecer e fingir que nada aconteceu, que isso acabaria com a minha carreira, que eu era louca, pois não há justiça nesses casos. Que tudo que fizeram era uma forma de proteger os pretos, que nós não tínhamos entendido. Agradecer também todos que fizeram parte desse trabalho e até hoje fingem que nada aconteceu. Agradecer por terem se calado enquanto minha alma era ferida na frente de todos”, ironizou ela, revelando que diversas pessoas não acreditaram em seu testemunho e ‘largaram’ a mão.
Tudo isso, Roberta diz, a fez ficar mais forte: “Obrigada a vocês que não acreditaram, vocês me fizeram ter mais certeza e força para jamais desistir dos meus direitos. Tudo isso não é sobre eu e @ornellas.dani apenas, é sobre todo um povo e nossa ancestralidade”.
Veja também: Simaria publica no Twitter após deixar de seguir Simone: “Para de se comparar”