Bares e restaurantes do estado de São Paulo estão ameaçando demitir funcionários ou mesmo fechar as portas neste momento. É que o estado decretou um passo atrás nas medidas de combate ao coronavírus. São Paulo voltou para a fase amarela.
O retorno para essa fase não significa, no entanto, que esses estabelecimentos de comércio e serviços tenham que fechar as portas. Mas significa que eles terão que mudar o horário de funcionamento e a capacidade de atendimento.
E só essas mudanças já estão deixando os donos desses estabelecimentos bem preocupados. De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo, a mudança vai prejudicar vários trabalhadores no estado.
Foi o que disse Percival Maricato, que é presidente da Associação. “Com essa diminuição de horário, é melhor começar a demitir os funcionários ou mesmo fechar as portas. Assim, os proprietários terão menos prejuízos”, disse ele.
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) disse que vai respeitar as medidas de restrição do Governo. Mas disse também que não concorda com elas. De acordo com a ALSHOP, com mais restrição de horário, os consumidores se concentrarão em um horário menor, e isso vai causar mais aglomeração.
A associação lembrou ainda que estamos a cerca de 25 dias do natal. É portanto a época em que as pessoas costumam ir mais para os centros comerciais. Essa é a mesma opinião do FECOMERCIO-SP. A Federação disse que essas medidas irão atrasar ainda mais o processo de recuperação de renda desses trabalhadores.
Bares e comércio
Seja como for, o fato é que os números de contaminação pelo novo coronavírus voltam a preocupar no estado de São Paulo. Por lá, cerca de 80% das UTIs para casos de coronavírus na rede privada já estão cheias.