Alguns bancos brasileiros anunciaram que voltarão a conceder empréstimos a segurados do INSS, agora que o teto da taxa de juros foi reajustado para 1,97% ao mês. Exemplo disso é o Pag Bank que informou que seus correntistas podem se cadastrar pra consignados diretamente pelo app, conforme os termos de serviço.
A Caixa Econômica Federal afirmou, que ainda aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta de crédito. Desta maneira ele deverá ter taxas médias de juros mensais de 1,87%.
Este é o tópico que esperamos cobrir neste artigo. Leia até o fim para descobrir o que aconteceu de fato.
Como ocorreu o reajuste do teto de juros?
Na reunião realizada no dia 28 de março, do Conselho Nacional de Seguro Social (CNPS), houve a revisão do teto do beneficiário designado para cima. A agência teve que quebrar um impasse que havia criado quando baixou ainda mais o teto das taxas do que bancos e financeiras haviam previsto.
Neste mesmo dia, o setor bancário representado em reunião do CNPS pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), optaram por não votar o aumento ou não dos juros.
Isso se deve ao fato de que, embora as taxas de juros estejam atualmente abaixo dos custos de carregamento dessa linha de crédito para os bancos, a taxa proposta ainda é uma melhoria significativa em relação ao teto anterior de 1,70%.
Leia ainda: ALERTA GERAL do Caixa Tem acabou de sair HOJE (31/03) e CHOCOU todos os brasileiros
Entenda como ocorreu o impasse entre instituições bancárias e o INSS
Na semana passada, o teto atribuído caiu de 2,14% para 1,70% ao mês. Assim, as instituições bancárias decidiram interromper a emissão de ofertas de crédito aos segurados do INSS. Mesmo assim há citações de preocupações de que uma taxa de juros tão baixa não possa ser sustentada.
Os bancos propuseram a redução da taxa máxima de juros de consignação para aposentados do INSS para uma faixa de 1,99% a 2,01% em reunião com o governo na semana passada. A Previdência Social defendeu que os juros devem ficar próximos a 1,95 % ao mês.
O governo está sob pressão porque os aposentados não têm acesso a crédito com juros baixos após a decisão dos bancos de interromper as operações. Certamente, eles terão que concordar com taxas de juros mais altas se precisarem de um empréstimo de emergência.
O que diz o governo diante do impasse entre os bancos e o INSS
O governo propôs baixar a taxa máxima de juros, afirmando que o Ministro da Previdência afirmou que reduzir impostos é a bandeira do governo atual, se propondo a atender as necessidades do povo.
Afinal, o empréstimo consignado já possui as menores taxas do mercado, pois considera alta a garantia de pagamento, por ser debitado diretamente da folha de pagamento dos segurados.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, 8% dos segurados do INSS têm contrato ativo com consignado. Por outro lado, sendo que cerca de 1,8% já atingiram o limite de utilização, que representa um comprometimento de até 45% da renda.
Veja agora: BOLADA! +Milionária pode pagar R$ 34 MILHÕES neste sábado (1º); veja como concorrer