Uma cliente reclamou nas redes sociais que os bancos estão realizando uma mudança sem avisar aos seus clientes. Esse movimento discreto já está acontecendo há algum tempo e talvez você nem tenha percebido que foi afetado.
A seguir, veja qual importante mudança é essa.
Bancos fazem mudança discreta
Você já reparou nas datas de fechamento e vencimento da sua fatura do cartão de crédito? Os bancos estão fazendo uma mudança discreta que beneficia principalmente eles mesmos. Porém, se o cliente não prestar atenção, acaba sendo prejudicado.
Assim, essa mudança está relacionada ao encurtamento do prazo entre o fechamento e o vencimento da fatura, realizada pelas instituições bancárias.
Ademais, a taxa Selic de 13,75% se tornou mais vantajosa para os bancos que emitem cartões, pois com esse aumento percentual, o “float”, que é o tempo que o banco tem entre receber o dinheiro do cliente e pagar ao lojista, passou a render mais.
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Alterações no cartão de crédito
Esse tema chamou atenção quando uma influenciadora usou sua conta no LinkedIn para reclamar que o prazo entre o fechamento da fatura e o vencimento do cartão diminuiu de 10 para 8 dias.
Dessa forma, o Itaú admitiu ter diminuído o prazo ao ser questionado pelo Valor Econômico.
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Outros bancos também adotaram a mudança
Além disso, segundo especialistas, o Nubank também adotou essa prática, mas o banco nega. No caso do Santander, que não se manifestou sobre o assunto, os clientes relatam uma redução de 10 para 5 dias entre o fechamento e o vencimento da fatura.
Por outro lado, o Bradesco e o Banco do Brasil negaram ter diminuído o intervalo entre essas datas.
Contudo, essa redução é vantajosa para o banco, pois ele tem mais tempo para usar o dinheiro em mãos, chamado de “float”, para realizar investimentos.
Vale também explicar que o float é o período entre o fechamento da fatura do cliente e a data em que o pagamento é feito ao lojista.
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