O conglomerado formado pelo BTG Pactual e o Banco Pan liderou a lista de reclamações do Banco Central. O BTG Pactual, um dos maiores bancos do país, tem participação de, aproximadamente, 80% do Banco Pan desde o ano passado. Na lista, quanto maior a pontuação, pior o desempenho do banco. Em segundo lugar ficou o Banco Inter e em terceiro lugar ficou o C6 Bank.
Os dados foram levantados de outubro a dezembro de 2022 e levam em conta o número de reclamações, o número de queixas procedentes e o número de clientes do banco. Com isso, o Banco Pan lidera a lista, o que acende um alerta para quem quer abrir conta, ou já tem.
Banco Pan lidera ranking
A notícia não é exatamente boa para o Banco Pan. Com 76,13 pontos e 1.613 reclamações, a instituição liderou o ranking de reclamações do Banco Central. Por outro lado, especialistas alertam para um fato curioso: as três primeiras posições foram ocupadas por bancos digitais. O banco “tradicional” mais acima da lista foi o Bradesco, ficando em quinto lugar.
Nessa lista, fazem parte as 15 instituições com o maior número de clientes no país. Dessa forma, a construção leva em conta apenas os maiores bancos de varejo do país. Para a “segunda linha”, de bancos com menos clientes, o banco Master liderou as reclamações, seguido pela Facta e Grupo Bonsucesso.
Nas reclamações do Banco Pan, constam críticas a irregularidades relativas à integridade do banco, como problemas com a confiança, segurança, sigilo e legitimidade das informações referentes ao cartão de crédito. Vale lembrar que, em abril do ano passado, o banco anunciou um vazamento de dados dos clientes.
Por outro lado, a segunda maior reclamação trata do empréstimo consignado. Isso porque clientes relatam a oferta ou prestação do crédito de forma irregular. Além disso, em terceiro lugar, clientes relatam problemas com a confiança, segurança, sigilo e legitimidade das informações, exceto aquelas reclamações que falam do cartão de crédito.
Vale a pena ter conta no banco?
Apesar das reclamações, é preciso ressaltar que existem diversos clientes satisfeitos com os serviços do Banco Pan. Isso porque ele foi o primeiro banco digital do país a liberar a antecipação do saque-aniversário na conta digital, segundo o próprio banco. Contudo, é preciso ter cautela ao usar um banco que possui esse tipo de liderança em rankings.
Isso porque os problemas na instituição são algo recorrente, o que pode prejudicar a sua vida financeira. Por isso, ao usar os serviços do banco, procure ter apenas alguns produtos e não concentrar tudo na instituição. Vale lembrar que, dentro do app do Banco Pan, o cliente tem acesso a uma conta digital, um cartão de crédito, além de serviços de crédito, como empréstimos e financiamentos. Além disso, tem também uma loja com sites parceiros, que oferece cashback para os clientes em compras.