O Banco Pan, anteriormente conhecido como Banco Panamericano, informou ao mercado que houve um vazamento de informações da sua base de clientes. Apesar disso, a empresa afirma que hackers não tiveram acesso a dados sensíveis. Por isso, as operações e a segurança do dinheiro das pessoas seguem acontecendo normalmente.
Contudo, o episódio marca mais um problema do Brasil com bancos. Nesse ano, mesmo sem vazar dados, Nubank e Itaú tiveram falhas enormes em seus aplicativos, o que gerou desconfiança dos clientes. Diante de tantos problemas, será que o sistema financeiro do Brasil é confiável?!
Banco Pan deixou dados escaparem
Na última sexta-feira, 6, o Banco Pan informou que alguns dados de seus clientes vazaram. Apesar disso, a empresa afirma que as operações das contas correntes segue acontecendo normalmente. Além disso, o banco informou que o ataque não comprometeu os sistemas ou a infraestrutura da empresa.
Com sede em São Paulo, a empresa afirmou que os dados vazaram através de uma terceirizada. Segundo o comunicado, uma empresa contratada pelo Banco Pan teria mostrado fragilidade nos sistemas de comunicação. A empresa presta serviços para os clientes do segmento de cartões. Após o fato, o banco teria notificado a terceirizada para uma correção rápida do problema. Apesar disso, o banco não informou o nome da companhia.
Além disso, a nota afirma que uma auditoria foi contratada para analisar o caso e dar um parecer técnico. Diante do problema, o Banco Pan, que é controlado pelo BTG Pactual, informou que os dados que vazaram se referem aos dados cadastrais, limites disponíveis e saldos devedores de clientes com o banco. Por outro lado, números de cartões, senhas e saldos de contas não vazaram. Diante disso, o banco afirma que não há qualquer problema que “incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o banco”.
O sistema financeiro do Brasil é seguro
Com mais um caso de vazamento de dados, clientes começam a se preocupar com a segurança dos bancos brasileiros. Isso porque o caso do Banco Pan acende um alerta sobre ataques cibernéticos, onde criminosos roubam números de documentos das vítimas e, com eles, fazem operações financeiras diversas.
Contudo, especialistas afirmam que o Brasil ainda é um dos líderes globais em segurança bancária e que os casos desse ano são isolados. Ainda, vale lembrar que os problemas no Nubank e no Itaú não tiveram vazamento de quaisquer dados. Por outro lado, no Banco Pan alguns dados vazaram, o que é pior. Por conta desse problema, muitos clientes deixaram o banco, algo que já vem acontecendo há alguns meses. Dados financeiros da empresa, que é listada em bolsa de valores, mostram que o banco tem perdido clientes ao longo dos últimos meses.
Além disso, vale lembrar que casos assim não acontecem apenas no Brasil. Recentemente, a Crypto.com, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, anunciou que hackers atacaram o sistema da empresa e roubaram milhões em criptomoedas. Com isso, a melhor sugestão é sempre ter mais de uma conta e dividir os valores entre elas. Em caso de ataque, você terá um valor reserva em outra instituição.