O Banco Pan anunciou nesta segunda-feira (13) que assinou um contrato para aquisição de 80% das cotas da Mobiauto. Segundo o comunicado do Pan, a Mobiauto é “a maior plataforma digital independente para comercialização de veículos do Brasil”. A saber, o valor do acordo não foi divulgado pelo banco.
“Criada em 2019 e focada em promover maior eficiência e praticidade na relação de compra e venda de veículos, a Mobiauto é hoje um dos maiores classificados de carros online do Brasil com 4,6 milhões de acessos por mês”, afirma o Banco Pan.
“A iniciativa reforça o apetite do Pan de ampliar sua estratégia digital e alavancar a sua participação no financiamento de veículos leves e motos, com o aprimoramento da experiência dos clientes e aumento do engajamento dos lojistas parceiros, num ecossistema impulsionado por tecnologia e contextualização de produtos e serviços”, acrescentou o banco.
Além disso, o Pan afirmou também que “o fechamento da operação está sujeito à verificação de determinadas condições precedentes, incluindo a obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil”.
Veja mais detalhes do Banco Pan e da aquisição da Mobiauto
Em resumo, o Banco Pan é brasileiro e possui sede em São Paulo. A saber, o BTG Pactual controla o Pan, que atua nas áreas de cartões de crédito, crédito consignado e financiamento de veículos. A aquisição acabou bem recebida pelos acionistas do banco. Em suma, as ações do Pan dispararam 9,45% na bolsa brasileira nesta segunda, segundo maior avanço do dia.
O resultado do segundo trimestre do Pan evidencia o forte desempenho do banco em relação a crédito para compra de veículo. Nesse caso, a carteira avançou 7,9% em relação aos três primeiros meses de 2021, para R$ 13,54 bilhões. Já na comparação anual, a disparada chega a 43%.
Vale ressaltar que o Banco Pan possui relacionamento com 19 mil lojistas, enquanto a Mobiauto tem relação com outros 10 mil. No entanto, apenas 20% dos lojistas da base do Pan trabalham com a Mobiauto. “Faltava para a gente uma empresa como uma Mobiauto. Nossos concorrentes têm plataformas digitais”, disse Alex Sander Gonçalves, diretor comercial e de produtos do Banco Pan, em entrevista ao NeoFeed.
Por fim, o Banco Pan também oferecerá a modalidade “Repasse”, ajudando bancos, locadoras e seguradoras a venderem seus carros usados para lojistas. Com isso, a Mobiauto receberá uma comissão de cerca de R$ 280 por veículo vendido.
Leia Mais: Confiança dos microempresários estaciona em agosto, diz Sebrae