O Banco do Brasil vai desativar um serviço que já foi muito tradicional. Aliás, deve até ter muita gente mais nova, que não entende a sua utilidade, em tempos do tão popular Pix.
A saber, o sistema de transferência DOC (Documento de Ordem de Crédito) tem números significativos que indicam o seu declínio. Isto é, com a ascensão do Pix, que só em 2022 registrou mais de 24 bilhões de transações, a concorrência ficou desleal, e o serviço ficou esquecido pelos brasileiros.
Desse modo, diversos bancos renomados no Brasil estão, gradativamente, desativando esse serviço.
Então, um desses bancos, o Banco do Brasil, surpreende ao acelerar o processo e anunciar o fim desse serviço já no próximo mês.
Aliás, cabe mencionar que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já tinha determinado uma data limite para o encerramento da operação do DOC. Para quem não acompanhou, vale informar que o prazo é 29 de fevereiro de 2024.
Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.
Cabe ressaltar que a extinção das duas modalidades de meio de pagamento também foi motivada pela experiência e o custo-benefício aos clientes.
Resultado da Mega-Sena: Prêmio acumulou em R$ 35 MILHÕES! Veja os números sorteados
Até quando enviar DOC pelo Banco do Brasil
Muito bem! O Banco do Brasil já informou os seus clientes sobre o encerramento do serviço. Com isso, de acordo com as informações liberadas, os prazos para enviar e receber DOC vão funcionar com a seguinte programação:
- Pessoa física: Para este grupo, o prazo para envio e agendamento de DOC se estenderá até o dia 15 de outubro de 2023;
- Pessoa jurídica: Já o grupo de PJs terão até 15 de janeiro de 2024 para enviar e programar seus DOCs;
- Finalização completa: Tal como determinou a Febraban, no dia 29 de fevereiro de 2024, todos os sistemas de recebimento e processamento do DOC serão encerrados no país.
Leia também: Setembro Amarelo: Veja como pedir o benefício por incapacidade temporária no INSS
E os outros bancos, já sinalizaram como fica a operação?
Por fim, é importante pontuar que o cenário no setor bancário é de adaptação ao novo formato digital.
O Santander, por exemplo, foi mais rápido do que o Banco do Brasil e já encerrou a sua função DOC no dia 31 de agosto.
Enquanto isso, o Itaú interrompeu esse serviço para indivíduos já em janeiro de 2023.
Confira ainda: DEFINIDO! Vagas de emprego devem ter o nome da empresa no anúncio! Veja detalhes