Uma grande atualização pode estar prestes a acontecer no Pix, que é uma das mais recentes e inovadoras ferramentas de pagamento. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou que estão considerando integrar inteligência artificial (IA) ao sistema.
Assim, com a tecnologia se tornando cada vez mais relevante em diferentes aspectos do setor financeiro, a ideia é que a IA traga ainda mais benefícios para esse sistema de pagamentos.
Portanto, a seguir, vamos explicar como o BC planeja usar a IA no Pix e como outras instituições financeiras já estão aplicando essas tecnologias.
Como o BC vai usar IA no Pix?
A ideia é que a IA ajude a entender melhor os dados no Pix, possibilitando novas funcionalidades e serviços que ainda não foram explorados no sistema.
Todavia, vale ressaltar que a inteligência artificial no Pix não busca substituir a eficiência humana, mas sim acrescentar.
Dessa forma, o presidente do BC acredita que usar IA com a ação humana faz as coisas funcionarem melhor. Ele também disse que, em comparação com os EUA, o Brasil tem menos órgãos reguladores.
Dessa maneira, isso traria benefícios no campo da inovação. Ele mencionou que, além do Banco Central, temos também a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e que as duas instituições trabalham em parceria de forma próxima.
Veja também: PIX no CAIXA TEM em análise: o que isso significa?
Como os bancos usam a IA?
A inteligência artificial está se tornando muito comum no setor financeiro. Bancos e outras instituições financeiras estão usando essa tecnologia de várias formas, desde usar chatbots para atender aos clientes até fazer análises avançadas para oferecer produtos.
Por exemplo, talvez você já tenha interagido por texto com um robô. Isso é uma aplicação muito comum da inteligência artificial, os chatbots, que ajudam com tarefas diárias, como checar saldo e fazer transferências, aliviando a carga dos outros canais de suporte. Uma evolução notável é o “robô trader”, que avalia a situação financeira do cliente e, com base nesses dados, sugere investimentos.
Além disso, a IA tem sido fundamental para avaliar a confiabilidade dos clientes, oferecendo sistemas avançados que geram pontuações de crédito mais precisas. Isso beneficia inclusive aqueles com histórico de crédito limitado.
Veja também: PIX de R$ 1.000 para pagamento de aluguel; veja quem poderá receber
Pix vai substituir cartão de crédito, afirma o presidente do Banco Central
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou na segunda-feira (9) que o Pix está prestes a entrar em uma nova fase. Assim, agora será possível programar pagamentos. Ele acredita que essa evolução fará o Pix ultrapassar limites e até substituir outras formas de pagamento, como o cartão de crédito, pois as bandeiras já estão se preparando para essa mudança.
Durante o XXXIII Encontro de Lisboa entre os bancos centrais dos países de língua portuguesa, Campos Neto expressou sua opinião sobre o futuro do Pix. Assim, ele prevê que, eventualmente, o Pix poderá substituir o cartão de crédito. Isso ocorre, pois será uma alternativa mais econômica e permitirá maior visibilidade para os bancos. Além disso, o presidente ressaltou que as bandeiras de cartões também estão inovando para se adaptar a essa transformação.
Ademais, no mesmo evento, Campos Neto compartilhou o impressionante número de transações do Pix, atingindo um recorde de 168 milhões em um único dia. Ele destacou a rápida adesão ao sistema de pagamentos, superando as expectativas iniciais.
Quanto ao parcelamento utilizando o Pix, conhecido como “Pix Garantido”, é uma funcionalidade planejada no cronograma do sistema de pagamento instantâneo, mas a data de lançamento ainda não foi confirmada.
Veja também: PIX de R$ 15 MIL do Auxílio Brasil; veja quem vai receber