O site do Banco Central do Brasil afirmou que disponibilizará a consulta dos “valores esquecidos” a partir do dia 14 de fevereiro. Segundo a própria entidade, na primeira rodada de resgates, os brasileiros resgataram uma pequena parte do total dos valores a receber. Apesar disso, o site ficou fora do ar, devido ao grande acesso. Para normalizar a ferramenta, o banco retirou o site do ar, mas vai recolocá-lo em funcionamento ainda nesse mês.
Contudo, algumas pessoas ainda não sabem do que se tratam esses valores. Nesse texto vamos informar como ter acesso a eles e saber de onde ele surgiu. Além disso, é importante que você fique de olho no site para não ter surpresas negativas após pedir o seu resgate.
O Banco Central em parceria com os bancos
A ferramenta dos valores a receber é uma parceria entre os bancos privados e públicos e o Banco Central do Brasil. A ideia é informar a população para que saibam que têm valores esquecidos nessas instituições. Nesse ano, os valores ultrapassam as casas dos bilhões de reais, o que chamou a atenção da população.
Os valores se referem a dinheiros esquecidos nas mais diversas instituições. Por isso, seja por valores esquecidos em contas paradas, seja por valores pagos a mais aos bancos, o cidadão tem acesso a um valor que é seu. Dessa forma, mesmo que sejam valores baixos, o Banco Central afirma que eles são de autoridade do cidadão e, por isso, devem ser enviados – ou informados – aos titulares desse dinheiro.
Assim, o aviso é para pessoas físicas, mas também para empresas que, porventura, tenham esquecido dinheiro nessas entidades. “Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores”, afirmou o banco em nota.
E para facilitar a vida dos cidadãos, o Banco Central criou um sistema bastante simples de você acessar. Além disso, o cliente pode fazer o resgate pelo Pix e receber os valores em prazos pequenos de tempo.
Como resgatar o meu dinheiro?
Como é o Banco Central que cuida dessa plataforma, a primeira coisa que você deve fazer é entrar no site da entidade. Após isso, um passo a passo simples levará você até o seu dinheiro. Apesar disso, é preciso saber que você conseguirá fazer esse passo a passo apenas após o dia 14 de fevereiro, uma segunda-feira.
Por isso, para receber o seu dinheiro, você deve entrar no site do Banco Central e, depois, clicar em “Minha Vida Financeira”. Depois disso, você precisará colocar os seus dados. Com isso, o sistema puxará os valores esquecidos nas plataformas de diversos bancos. Apesar disso, você não precisa entrar em contato com a instituição. O Banco Central afirma que você poderá sacar os valores diretamente do site da entidade. Dessa forma, o BC criou uma forma extremamente fácil de você pegar o seu dinheiro de volta. Atualmente, o órgão calcula que há cerca de R$ 8 bilhões de recursos na condição de esquecimento.