O banco central de Cingapura divulgou detalhes de medidas financeiras direcionadas contra a Rússia, parte do pacote mais amplo da cidade-estado de sanções unilaterais induzidas pela guerra na Ucrânia. A Autoridade Monetária de Cingapura disse que as medidas se aplicam a todas as instituições financeiras da república insular, incluindo bancos, financeiras, seguradoras, intermediários do mercado de capitais, bolsas de valores e prestadores de serviços de pagamento.
Os provedores de serviços de token de pagamento digital estão “especificamente proibidos” de facilitar transações que possam ajudar a contornar as medidas financeiras, disse o MAS em comunicado na segunda-feira (14).
A pequena nação insular raramente impõe sanções a outros países sem a aprovação obrigatória do Conselho de Segurança da ONU, com o ministro das Relações Exteriores Vivian Balakrishnan dizendo ao parlamento em 28 de fevereiro que a demonstração de força da Rússia ameaça uma ordem mundial que “seria profundamente hostil à segurança e sobrevivência dos pequenos Estados”.
Cingapura atinge bancos russos e financiamento de criptomoedas sob sanções
De acordo com a Lei MAS, uma instituição financeira que violar seus regulamentos é culpada de uma ofensa e será condenada a uma multa não superior a US$ 1 milhão (US$ 733.654), disse. O banco central de Cingapura disse que as proibições de transações com tokens de pagamento digital incluem oferecer a compra, venda ou troca de tais tokens, bem como intermediar ou arranjar financiamento para negócios relevantes, entre outros.
“Essas sanções impõem uma carga adicional de conformidade às empresas de criptomoedas em Cingapura da mesma forma que fazem em outras instituições financeiras”, disse Hagen Rooke, sócio do escritório de advocacia Reed Smith LLP em Cingapura. “O principal resultado de uma perspectiva cripto parece ser que entidades e indivíduos russos não podem recorrer a transações criptográficas para contornar as sanções de Cingapura a que estão sujeitos”.
Entenda as sanções
As instituições financeiras em Cingapura serão proibidas do seguinte:
- Realizar transações ou estabelecer relações comerciais com os seguintes bancos russos:
- VTB Bank Sociedade Anônima;
- O Banco Corporativo de Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Externos Vnesheconombank;
- Promsvyazbank Sociedade Anônima Pública; e
- Banco Rússia.
2. Onde existem relações comerciais existentes, as instituições financeiras devem congelar quaisquer ativos e fundos desses quatro bancos.
- Fornecer financiamento ou serviços financeiros em relação à exportação de Cingapura ou qualquer outra jurisdição de bens sujeitos aos controles de exportação de Cingapura na Rússia. Esses bens compreendem todos os itens da Lista de Bens Militares e categorias especificadas na Lista de Bens de Dupla Utilização do Pedido de Bens Estratégicos (Controle) 2021.
- Prestação de serviços financeiros em relação a entidades não bancárias russas designadas que estejam envolvidas em atividades onde houver relações comerciais existentes, as instituições financeiras devem congelar quaisquer ativos e fundos dessas entidades designadas. Os detalhes sobre a designação de entidades não bancárias serão fornecidos posteriormente.
- Celebrar transações ou acordos, ou fornecer serviços financeiros que facilitem a angariação de fundos.
Além disso, o Governo de Cingapura e a Autoridade Monetária de Cingapura também deixarão de investir em títulos recém-emitidos das entidades acima, bem como, celebrar ou facilitar quaisquer transações envolvendo criptomoedas, para contornar qualquer uma das proibições.