A bolsa de valores brasileira, a B3, anunciou que, a partir de hoje, 14, encerrará o pregão às 17h. Anteriormente, o funcionamento se estendia até as 18h, com maior janela de negociações para clientes. A medida serve para acompanhar o funcionamento do mercado americano, já que o país iniciou o período de horário de verão.
Agora, os investidores poderão operar das 10h às 17h todos os ativos. Contudo, os demais mercados funcionarão em horários um pouco maiores. A expectativa é que a volatilidade dos índices não tenha mudanças.
Vai fechar às 17h
Para acompanhar o horário de verão dos Estados Unidos, o maior mercado de investimentos do mundo, a B3 encerrará as negociações mais cedo. Agora, em vez de fechar às 18h, as ordens de compra e venda só podem ser enviadas até as 17h, respeitando o novo horário limite.
A ideia de acompanhar o mercado americano, porém, não é em vão. Isso porque os investidores estrangeiros representam quase 50% de toda liquidez da nossa bolsa, segundo o portal de dados Economática. Com isso, se adequar ao horário de trabalho dos americanos proporciona uma melhor organização dos gestores de investimentos de lá que, diariamente, colocam e retiram milhões de reais da B3. Contudo, analistas afirmam que isso não altera em nada a movimentação de ativos, dado que já era um momento esperado pelo mercado financeiro.
Agora, investidores poderão operar das 10h às 17h todos os ativos listados, que contemplam ações, fundos imobiliários, ETF e BDR. Além disso, as operações de índice futuro passam a operar das 9h ás 17h, assim como as negociações de dólar futuro. Para negociar a taxa de juros, o horário será das 9h às 16h15. Por outro lado, isso não afeta os investidores que possuem negócios fora do país ou em corretoras que não tem relação com a B3.
O horário da B3 não influencia em nada outros ativos
Mesmo com a B3 encerrando as negociações às 17h, não são todos os mercados que terão influência desse novo horário. Isso porque alguns ativos populares não têm a intervenção da B3. É o caso dos títulos do Tesouro Direto, das criptomoedas e também do mercado americano, que seguem funcionando normalmente.
Dessa forma, para quem quer comprar Tesouro Direto, é possível fazer as compras das 9h30 às 18h a partir do próprio aplicativo da entidade. Para quem quiser operar através de corretoras, o horário também é o mesmo, porém seguindo os protocolos e os sistemas de cada uma das corretoras. Por isso, é importante verificar como que a sua plataforma faz essas operações.
No caso das criptomoedas, as negociações funcionam 24h durante os 7 dias semana. Com isso, o investidor que faz as compras diretamente de uma corretora de criptomoedas não sofre com o novo horário da B3. Vale lembrar que os ETF de criptomoedas, por serem listados na bolsa, só serão negociados das 10h às 17h.
Por último, quem tem conta em uma corretora americana também não tem mudança nos horários. Isso porque, com o horário de verão, as corretoras continuam funcionando na mesma janela. Assim, você ainda pode comprar e vender ativos americanos normalmente. Isso não vale para ETF e BDR listados na B3.