O sistema operacional do Bolsa Família passa por ajustes finais para a implantação total do programa social.
Assim, desde sexta-feira (19), às 18h, o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) ficou indisponível para estruturação dos novos benefícios do Bolsa Família, estabelecidos na Medida Provisória nº 1.164.
No entanto, já se tem a previsão de volta: segunda-feira (29), às 7h.
“Neste exato momento, nós estamos trabalhando muito para chegarmos na reta final da implementação do novo programa Bolsa Família, e isso, juntamente com nosso grande parceiro que é a Caixa Econômica Federal, que operacionaliza o sistema para fazer com que os recursos cheguem lá na ponta para todas as famílias brasileiras”, frisou Eliane Aquino, secretária nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Nova estrutura para o Bolsa Família
“Nós precisamos fazer com que todo o sistema tecnológico funcione corretamente. A partir de junho, nós teremos mais benefícios chegando na vida dessas famílias, como são os R$ 50 para as crianças de sete e adolescentes até 18 anos e para as gestantes e o benefício pago a cada pessoa, no valor de R$ 142. O Bolsa Família está voltando com muito mais justiça social para os brasileiros e brasileiras”, explicou Eliane Aquino.
Então, para garantir o pagamento dos novos valores às famílias, foram iniciados processos de implementação, com ajustes operacionais, de forma a garantir que os sistemas e processos estejam adequados a partir de junho.
Desde então, o Sibec, plataforma responsável pela gestão e geração da folha de pagamentos do Programa Bolsa Família (PBF), tem passado por adaptações.
Leia ainda: CONFIRMADO! Bolsa Família tem 5 PAGAMENTOS na semana; veja quem recebe
Indisponibilidade
Em resumo, a indisponibilidade temporária do sistema tem por objetivo evitar durante o processo final de implantação do Bolsa Família:
- Dificuldade no atendimento às famílias beneficiárias, a partir da lentidão ou apresentação de mensagem de erro do sistema, considerando que a consulta de benefícios utiliza a mesma estrutura tecnológica onde estão sendo implantados os novos benefícios do PBF;
- Atendimento falho, a partir da disponibilização de informações inconsistentes, uma vez que os processamentos do sistema ainda estarão sendo realizados;
- Atraso na geração e no pagamento da folha de pagamentos de junho, com o aumento do tempo de processamento estimado para a qualificação de informações cadastrais e elegibilidade das famílias aos novos benefícios do Bolsa Família.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Confira também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana