É inegável que muitos brasileiros ainda enfrentam problemas para cumprir suas obrigações financeiras em dia. Seja pela agitação diária ou por constrangimentos financeiros, o facto é que não conseguir pagar as despesas essenciais é uma realidade generalizada no nosso país. Segundo informações da Confederação Nacional dos Comerciantes (CNDL), 4 em cada 7 brasileiros pagam alguma obrigação com atraso, como a conta de água.
Mas para alegria de muitos, alguns programas têm a capacidade de fornecer descontos nas despesas. Contribuem assim para simplificar a vida dos cidadãos em situação de insolvência. Um exemplo notável é a Tarifa Social de eletricidade. Algumas pessoas talvez ainda não saibam que a tarifa social também é possível para gastos com contas de água e saneamento.
Saiba como reduzir sua conta de água
Assim como na conta de luz, uma medida fundamental para quem busca baratear a conta de água é a mudança de hábitos domésticos. Na verdade, esta é a única maneira totalmente eficaz de garantir que suas taxas reflitam valores menores.
Embora muitos achem que mudar hábitos é uma tarefa difícil, estudos mostram que praticar uma determinada atividade por 21 dias seguidos é o suficiente para garantir a sua manutenção. Então vá trabalhar. Vamos descobrir algumas estratégias para reduzir os gastos com água.
Em primeiro lugar, é necessário controlar a duração dos banhos. Embora tomar um banho demorado seja realmente relaxante, demorar muito no banho pode aumentar significativamente as tarifas dos quartos. Da mesma forma, é recomendável desligar o chuveiro ao lavar o cabelo ou escovar os dentes.
Do mesmo modo, outra sugestão infalível é usar a máquina de lavar com moderação, dobrar as peças e evitar o desperdício de água na hora de lavar uma peça. Pense também em reutilizar a água da máquina para desinfetar o chão para economizar ainda mais. Por fim, verifique se as torneiras estão bem fechadas e observe possíveis vazamentos. Seguindo essas diretrizes, você certamente verá mudanças positivas em seus gastos.
Adesão à Tarifa Social da conta da água
Como já referido, a tarifa social de eletricidade já está disponível no nosso país. Este programa, para os menos familiarizados com seus detalhes, é uma ação social do governo federal brasileiro.
Por meio da tarifa social, o cidadão brasileiro de baixa renda pode obter descontos na conta de luz. O sistema funciona de forma progressiva e oferece descontos mais significativos à medida que o consumo de energia da residência diminui. Atualmente é possível obter descontos de até 60%.
E agora há também a perspectiva de uma tarifa social focada nos custos relacionados à higiene básica. Essa opção foi possível após a recente aprovação em 9 de agosto pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). O próximo passo é submeter o projeto de lei à apreciação da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o acesso ao saneamento básico deve crescer substancialmente.
Contas de água atrasadas podem ser renegociadas na Desenrola Brasil
Antes de mais nada, a Energisa, em parceria com a Voltz, oferece a seus clientes a oportunidade de renegociar a dívida de energia ao longo do ano.
Para os interessados em parcelar as dívidas, será possível parcelar o valor total das contas vencidas em até 24 vezes. É possível pagar diretamente na fatura da Energisa.
Por outro lado, para quem deseja parcelar o pagamento da conta antes do vencimento, o cartão de crédito pode ser uma opção para manter as finanças equilibradas. Isso permite que você evite inadimplências e mantenha suas contas atualizadas.
Os benefícios não se limitam a isso. Quem pagar suas faturas pelo aplicativo Voltz Account, fintech do Grupo Energisa, receberá um cashback de até 10% (com limite de R$ 20,00) no primeiro pagamento.