Tripulantes e passageiros de um avião da Gol que decolou de Juazeiro do Norte, no Ceará, com destino a Guarulhos, em São Paulo, passaram por grandes apuros na última sexta-feira (31), véspera de ano novo. Isso porque a aeronave precisou fazer um pouso de emergência, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Avião transportando vacinas contra a Covid-19 quase bate em aeronave da Gol; vídeo
De acordo com as informações, que só foram reveladas nesta quarta-feira (05), o Boeing 737-800, registrado com a prefixo PR-GXM, precisou modificar sua rota depois que apresentou falha em um de seus dois motores.
Segundo o portal “G1”, ao todo, haviam 182 pessoas no avião que, durante a fase de subida, apresentou uma falha no motor direito. O pouso foi feito cerca de 35 minutos depois da decolagem no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.
Ainda em uma matéria publicada pelo “G1” nesta quarta, é possível ouvir um áudio que mostra como foi o aviso do piloto, que relatou ao controle de tráfego aéreo que a aeronave estava com problemas.
Na gravação, dá para ouvir um alarme na cabine de comando e, segundos depois, o comandante dizendo “pan-pan, pan-pan, pan-pan”, que significa que existe uma situação de emergência no momento.
Ainda no áudio, o piloto, que não teve seu nome revelado, afirma que um dos motores parou e, por isso, o avião está voando apenas com um deles. Por conta disso, o comandante pede para que seja autorizado o pouso em Petrolina e, por precaução, que o Corpo de Bombeiros e assistência médica sejam acionados.
Minutos depois do pedido, o piloto chegou ao aeroporto de Petrolina e, apesar dos problemas, conseguiu pousar no local com tranquilidade. Em nota, a Gol confirmou o caso e disse que, por conta do fato, precisou trocar a aeronave para prosseguimento da viagem.
Por fim, a empresa ainda destacou que todos os clientes foram reembarcados e o voo pousou em São Paulo com um pouco mais de seis horas de atraso. “Durante as tratativas em Petrolina, todos os clientes ficaram na sala de embarque e receberam alimentação para aguardar a chegada da nova aeronave”, disse a empresa, finalizando ainda que lamenta “os transtornos causados” e “que todos os procedimentos adotados visaram a segurança” de todos. Ouça o áudio:
https://www.youtube.com/watch?v=n6eqHCPoLZM
Leia também: Passageiro é picado por escorpião durante voo da GOL