Nesta quarta-feira, 3, um avião de carga caiu em Pivovarikha, um vilarejo situado em Irkutskk na região da Sibéria, no sul da Rússia. Segundo informações divulgadas pelo serviço de emergência, as nove pessoas que estavam a bordo não resistiram e morreram.
Trata-se de um avião de carga modelo Antonov An-12, que caiu logo após a aeronave tentar um segundo pouso forçado no aeroporto local. Uma investigação sobre o acidente já foi aberta a respeito da aeronave pertencente à companhia aérea Grodno, de Belarus, que já havia completado 53 anos de uso.
O avião sumiu dos radares por volta das 14h45, tendo sido localizado a cerca de sete quilômetros de um pequeno aeroporto no qual tentou pouso. Mas em virtude da queda, a aeronave sofreu uma combustão acidental e foi completamente destruída. Segundo o chefe da Defesa Civil e Serviços de Emergência de Irkutsk, Oleg Fedotov, toda a área da queda consiste em uma floresta fechada.
“Tudo o que podemos ver é que, infelizmente, todos morreram”, disse Igor Kobzev, governador regional de Irkutsk. O governo russo abriu um inquérito criminal no intuito de investigar possíveis negligências às normas de aviação por parte da bielorrussa. Segundo as autoridades de Belarus, o avião voava com duas pessoas a mais do que o declarado, motivo pelo qual as primeiras notícias publicadas informavam a presença de sete e não nove pessoas a bordo.
Vale destacar que o avião foi feito para transporte de carga, mas não carregava nenhuma além das vítimas. Segundo as autoridades bielorrussas, a tripulação era composta por três cidadãos de Belarus, dois da Rússia e dois da Ucrânia. Contudo, não se tratavam de passageiros civis, e sim funcionários da empresa que auxiliavam no transporte de itens alimentícios e comissários.
Infelizmente, acidentes com este tipo de aeronave, dos modelos 12, 24, 26 ou 26B, têm se tornado comuns nos últimos anos, tendo sido responsáveis por 60 registros de acidentes desde os anos 2000. Após analisar o cenário exclusivo do segundo semestre deste ano, nota-se que este é o quarto acidente de grande porte. O primeiro foi no mês de julho, quando 26 pessoas morreram em uma queda em Palana. Em setembro, um acidente fez seis vítimas e no mês passado, 16 pessoas morreram em uma queda na região do Tartaristão.