O Governo do Amazonas vai antecipar o pagamento do Auxílio Estadual para esta sexta-feira (11). Segundo o Estado, a medida levou em consideração o Dia dos Pais, celebrado no domingo (13).
Assim, a oitava parcela do ano, no valor de R$ 150, normalmente creditada na conta no dia 15 de cada mês, será paga quatro dias antes.
De acordo com o governo, o pagamento vai injetar R$ 45 milhões na economia do estado.
“Eu, que também cumpro esse papel de pai, sei da importância e reforço aqui meu compromisso em melhorar a vida das famílias amazonenses, gerando emprego, renda, fomentando o empreendedorismo, investindo no setor pesqueiro e na agricultura familiar, porque oferecendo trabalho e condições a esses pais é que a gente segue transformando o Amazonas”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima, por meio da assessoria de comunicação.
Quem tem direito ao Auxílio?
A saber, o Auxílio Estadual, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), é destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Para se enquadrar, os critérios de elegibilidade são:
- Representante familiar com idade igual ou maior a 18 anos;
- Famílias beneficiárias de programa de transferência de renda, em situação econômica de renda de “extrema pobreza” e “pobreza”;
- Família do Cadastro Único com renda per capita de até ½ salário mínimo, atendendo aos critérios de: Família com Pessoa com Deficiência (PcD); família com representante familiar idoso; família com representante familiar do sexo feminino, sendo a provedora da renda e sustento familiar.
Leia ainda: Beneficiários do Bolsa Família vão receber METADE do valor em agosto; veja se é um deles
Como realizar a inscrição?
Vale destacar que não é necessário fazer uma inscrição específica para receber o Auxílio Estadual do Amazonas.
Assim, basta estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico) e atender aos critérios de elegibilidade.
Com isso, o Governo do Estado realiza a seleção dos beneficiários automaticamente.
Por isso, além de se inscrever no CadÚnico, é fundamental manter os seus dados sempre atualizados.
Confira também: CAIXA TEM: Veja como solicitar cartão de crédito SEM ANUIDADE
Como resgatar a grana do Auxílio Estadual?
Por fim, cabe orientar que para fazer o saque do Auxílio Estadual do Amazonas, basta usar o cartão específico do programa em qualquer estabelecimento comercial credenciado pela Avancard.
A saber, o cartão funciona como um cartão de débito e não permite saque em dinheiro. Além disso, o saldo não acumula de um mês para outro. Então, caso o beneficiário não use até o final do mês, não é possível acumular.
Com informações do Governo do Estado do Amazonas
Veja ainda: AGOSTO: Depósito do Vale Gás já foi liberado? Qual o novo valor?