A Caixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira (19) que o auxílio-taxista terá nova antecipação. Assim como ocorreu neste mês, os repasses de novembro e dezembro também serão antecipados.
Em resumo, o governo federal pagará o benefício nos dias 19 de novembro e 10 de dezembro, em vez de 26 de novembro e 17 de dezembro, como informado previamente. Isso quer dizer que as duas últimas parcelas do auxílio-taxista sairão uma semana antes do previsto.
Neste mês, o governo federal realizou o repasse da quarta parcela a mais de 295 mil taxistas do país. Aliás, este repasse também foi antecipado, visto que o governo iria pagá-lo apenas no próximo sábado (22).
O auxílio-taxista foi criado através da Emenda Constitucional nº 123, que permitiu ao governo gastar R$ 41,2 bilhões além do teto de gastos.
Cerca de R$ 2 bilhões desse montante seguiram para o financiamento do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (BEm-Taxista). E é com esse dinheiro que o governo vem pagando os trabalhadores.
Calendário ANTECIPADO do auxílio caminhoneiro; veja novas datas
Prefeituras ainda podem enviar dados dos taxistas
Desde julho que as prefeituras estaduais e do Distrito Federal têm a chance de enviar as informações dos taxistas ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Isso porque a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) faz uma análise dos dados para definir quais usuários são elegíveis ao auxílio.
Essa foi a forma que o governo encontrou para determinar quem poderia receber o benefício. Contudo, muitos taxistas ainda não tiveram as suas informações enviadas pelos municípios, principalmente devido à situação irregular em que se encontravam.
Embora os primeiros prazos definidos pelo governo já tenham chegado ao fim, as prefeituras ainda podem enviar os dados dos trabalhadores ao MTP para que a Dataprev analise as informações.
A saber, o prazo para envio dos dados foi encurtado pelo governo, de 14 para 7 de novembro, justamente devido à antecipação da quinta parcela.
Já em relação ao último repasse, a ser realizado em dezembro, as prefeituras terão até o dia 28 de novembro para enviarem a autodeclaração. Anteriormente, o prazo se encerrava no dia 5 de dezembro.
Leia também: Aneel aprova AUMENTO de 7,22% de conta de luz; veja onde