A Caixa Econômica Federal divulgou as datas de pagamento do Auxílio Taxista, referentes aos meses de novembro e dezembro.
A saber, a boa novidade é que, segundo definição do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), a quinta e a sexta parcelas serão antecipadas para os dias 19 de novembro e 10 de dezembro, respectivamente.
Vale mencionar que as datas originais seriam 26 de novembro e 17 de dezembro.
Depósito do Auxílio Taxista
O crédito do Auxílio Taxista é realizado em conta poupança social digital aberta automaticamente em nome do beneficiário, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem ou em qualquer agência da CAIXA.
Ainda mais, o benefício prevê o pagamento mensal aos motoristas de R$ 1.000 até dezembro de 2022.
Quem tem direito ao benefício?
Vamos lá! Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, e que atendam aos demais critérios definidos na Portaria MTP Nº 2.162, de 27 de julho de 2022.
A saber, nenhuma ação é necessária pelo motorista de táxi para o seu cadastramento.
Isso se deve ao fato de que a prefeitura do município é responsável pelo encaminhamento da relação de taxistas registrados ao MTP.
Além disso, é importante explicar que o Auxílio Taxista foi instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para o enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes.
Confira ainda: INSS: Veja quando é possível receber benefício de um salário mínimo sem contribuir
Calendário do Auxílio Taxista
Confira a programação dos pagamentos após a antecipação do Auxílio Taxista:
Parcela | Pagamento |
4ª | 18 de outubro |
5ª | 19 de novembro |
6ª | 10 de dezembro |
Haverá parcela extra do Auxílio Taxista?
Vale ressaltar que em dezembro, o MTP fará um balanço do pagamento dos benefícios para avaliar a possibilidade de pagar uma parcela extra do Auxílio Taxista, ainda no último mês deste ano.
Isso porque o objetivo do Ministério é utilizar todo o recurso destinado a esse benefício pela Emenda Constitucional nº 123 e atender o maior número de motoristas de táxi impactados pela alta dos combustíveis.
Por fim, cabe mencionar que a Dataprev é a empresa de tecnologia parceira do governo federal responsável pela análise, cruzamento e checagem dos dados recebidos dos municípios e do DF com informações disponíveis em bases de dados do governo federal, a fim de verificar os critérios estabelecidos.
O objetivo é identificar os profissionais elegíveis para receber o Auxílio Taxista.
Leia também: Consignado do Auxílio Brasil tem 2.000 reclamações de acordo com IDEC