No dia 18 de outubro tivemos o pagamento da 4ª parcela do Auxílio Taxista. A saber, o depósito foi realizado em conta poupança social digital aberta automaticamente em nome do beneficiário, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
Para quem não está familiarizado, o benefício foi instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes.
Até quando vai o pagamento do Auxílio Taxista?
É preciso ressaltar que o Auxílio Taxista prevê o pagamento mensal aos beneficiários de até R$ 1.000, apenas entre agosto e dezembro de 2022, em um total de 6 parcelas (em agosto houve um pagamento retroativo de julho).
No entanto, é preciso pontuar que existe a possibilidade de haver uma parcela extra do benefício, ainda dentro deste ano.
Isso porque em dezembro, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) fará um balanço do pagamento dos benefícios para avaliar a possibilidade de pagar uma nova parcela do Auxílio Taxista.
A saber, o objetivo do Ministério é utilizar todo o recurso destinado a esse benefício pela Emenda Constitucional nº 123 e atender o maior número de motoristas de táxi impactados pela alta dos combustíveis.
Quem pode receber?
Têm direito ao Auxílio Taxista os motoristas da categoria, registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, e que atendam aos demais critérios definidos na Portaria MTP Nº 2.162, de 27 de julho de 2022.
Confira também: Consignado do Auxílio Brasil via CAIXA TEM; veja como solicitar
Calendário do Auxílio Taxista
Confira a programação dos repasses do Auxílio Taxista, realizados pela Caixa Econômica Federal.
Parcela |
Pagamento |
4ª |
18 de outubro |
5ª |
19 de novembro |
6ª |
10 de dezembro |
Como sacar o Auxílio Taxista?
Pelo aplicativo Caixa Tem, é possível utilizar o saldo do Auxílio Taxista para realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.
Além disso, o beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.
Ainda mais, utilizando o aplicativo Caixa Tem também é possível realizar saques nas Casas Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo.
Leia ainda: Veja qual banco tem a MENOR TAXA DE JUROS do consignado Auxílio Brasil