Dentro de apenas 10 dias, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) honrará o pagamento de uma nova parcela do Auxílio Taxista e também do Auxílio Caminhoneiro.
Portanto, no dia 18 de outubro, as categorias poderão ter acesso aos R$ 1.000 do repasse de cada benefício.
Além disso, a novidade que vai cair como uma luva para os taxistas é que uma reprogramação no calendário de pagamento dos benefícios poderá permitir o recebimento de uma parcela extra aos profissionais ainda no mês de dezembro deste ano.
Siga a leitura para ter mais detalhes.
Informações de cadastro do Auxílio Taxista
A saber, de acordo com a reprogramação, o lote cinco, referente ao mês de novembro, também tem uma nova data de pagamento: 19 de novembro.
Desse modo, as prefeituras poderão enviar as informações de cadastro dos taxistas até o dia 7 de novembro. E os caminhoneiros poderão, se ainda necessário, preencher a autodeclaração também até essa data.
Assim, o processamento das informações pela Dataprev, para identificação dos elegíveis do Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro, ocorrerá no período de 9 a 15 de novembro.
Ainda mais, o pagamento referente à competência dezembro, que antes estava previsto para dia 17 do mês, com a reprogramação, será feito no dia 10 de dezembro.
Os sistemas estarão abertos para recepcionar autodeclarações e dados dos taxistas até às 18h do dia 28 de novembro. O processamento pela Dataprev será feito entre 30 de novembro e 6 de dezembro.
Leia também: Imposto de Renda: Valores de pensão alimentícia não são mais tributados; entenda
Parcela extra do Auxílio Taxista
Em dezembro, o MTP fará um balanço do pagamento dos benefícios para avaliar a possibilidade de pagar uma parcela extra, ainda em dezembro, do Auxílio Taxista.
Isso porque o objetivo do Ministério é utilizar todo o recurso destinado a esse benefício pela Emenda Constitucional nº 123 e atender o maior número de motoristas de táxi impactados pela alta dos combustíveis.
Como é feito o pagamento?
Os valores são creditados em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica em nome dos beneficiários, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
E mais, caso o beneficiário não movimente o seu Auxílio Taxista ou Auxílio Caminhoneiro em até 90 dias, os recursos depositados serão recolhidos ao Tesouro Nacional.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência
Veja ainda: Consignado do Auxílio Brasil: Divulgada lista de bancos autorizados; veja onde contratar