O mês de agosto disponibilizará diversos benefícios para vários segmentos da população brasileira. A saber, a primeira parcela dos pagamentos do Pix Caminhoneiro e do Auxílio-taxista será nos dias 9 e 16 de agosto, respectivamente. E muita gente aguarda ansioso para ter acesso aos benefícios.
Entre os trabalhadores aptos a receber os valores, um questionamento surgiu: alguém que exerce tanto a profissão de taxista quanto a de caminhoneiro no país poderá receber os dois auxílios? A resposta para essa pergunta é não.
De acordo com a Portaria MTP nº 2.162, publicada na quarta-feira (27) no Diário Oficial da União, os benefícios não poderão ser pagos cumulativamente ao mesmo CPF. O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) destacou que o trabalhador receberá apenas um dos auxílios.
Saiba mais sobre o Pix Caminhoneiro
Em resumo, o governo federal começará a pagar o auxílio caminhoneiro no dia 9 de agosto. Isso quer dizer que os trabalhadores receberão o “voucher” de R$ 1 mil em menos de duas semanas. Aliás, o pagamento será dobrado no mês que vem.
Isso acontecerá porque a “PEC Kamikaze”, promulgada pelo Congresso Nacional no último dia 14, determinou o pagamento de seis parcelas do auxílio caminhoneiro até o final do ano. No entanto, como só faltam cinco meses para o fim de 2022, o governo precisará pagar duas parcelas em um único mês, e isso acontecerá em agosto.
Veja abaixo o calendário de pagamento do auxílio caminhoneiro:
- 1ª e 2ª Parcelas: 9 de agosto;
- 3ª Parcela: 24 de setembro;
- 4ª Parcela: 22 de outubro;
- 5ª Parcela: 26 de novembro;
- 6ª Parcela: 17 de dezembro.
Auxílio-taxista começa a ser pago no dia 16
Uma semana após o início do pagamento do Pix Caminhoneiro, o governo começará a pagar o auxílio-taxista. Em suma, a Emenda Constitucional nº 123 estabeleceu o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis – BEm-Taxista, cujo pagamento ocorrerá em seis parcelas de até R$ 1 mil neste ano, ou seja, os profissionais também receberão o valor dobrado, assim como os caminhoneiros.
Vale destacar que os trabalhadores que não têm alvará próprio poderão receber o benefício. No entanto, algumas prefeituras têm pedido para que os taxistas atualizem seus cadastros para não perderem o prazo de envio das informações. A saber, as prefeituras têm até 31 de julho para entregar estes dados ao Ministério da Cidadania.
Veja abaixo o calendário de pagamentos, definido pela portaria do MTP:
- 1ª e 2ª Parcelas: 16 de agosto;
- 3ª Parcela: 24 de setembro;
- 4ª Parcela: 22 de outubro;
- 5ª Parcela: 26 de novembro;
- 6ª Parcela: 17 de dezembro.
Leia também: IGP-M: inflação do aluguel acumula alta de 8,39% no ano