A Caixa Econômica Federal divulgou as datas de pagamento do Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro, referentes aos meses de novembro e dezembro.
Então, conforme definição do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), a quinta e a sexta parcelas serão antecipadas para os dias 19 de novembro e 10 de dezembro, respectivamente.
Mas afinal, essas serão ou não as últimas parcelas dos benefícios? Siga a leitura para ter essa resposta e conferir mais detalhes sobre o tema.
Criação do Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro
Para quem não acompanhou, cabe mencionar que os benefícios foram instituídos pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes.
Sendo assim, a medida institui um dispositivo de emergência no país, mas com um período de validade: de agosto a dezembro de 2022. Dessa forma, o pagamento de tais benefícios será concluído no final deste ano, sem continuidade a partir de 2023.
Ao menos, até o momento, o governo eleito não sinalizou a intenção de manter tais benefícios.
Calendário do Auxílio Caminhoneiro
O Auxílio Caminhoneiro é destinado aos profissionais cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022 ou que fizeram a autodeclaração do Termo de Registro.
Ainda mais, o programa prevê um auxílio mensal de R$ 1.000 até dezembro de 2022. Veja:
Parcela |
Pagamento |
5ª |
19 de novembro |
6ª |
10 de dezembro |
Leia ainda: Auxílio Brasil CONFIRMADO: Pagamentos começam NESTA QUINTA-FEIRA (17)
Calendário do Auxílio Taxista
O Auxílio Taxista também prevê um pagamento mensal de R$ 1.000 até dezembro de 2022 aos profissionais da categoria.
Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, e que atendam aos demais critérios definidos na Portaria MTP Nº 2.162, de 27 de julho de 2022.
Além disso, é importante mencionar que existe a possibilidade da categoria ter uma parcela extra ainda em dezembro.
Desse modo, o Ministério do Trabalho e Previdência pretende utilizar todo o recurso destinado a esse benefício pela Emenda Constitucional nº 123 e atender o maior número de motoristas de táxi impactados pela alta dos combustíveis.
Com isso, se houver sobra no orçamento, haverá a redistribuição com uma parcela adicional.
Parcela |
Pagamento |
5ª |
19 de novembro |
6ª |
10 de dezembro |
Esclarecimento de dúvidas
Por fim, os motoristas que tiverem dúvidas sobre o pagamento do Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro podem ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 158.
Além disso, as informações sobre o pagamento das parcelas também podem ser consultadas no Atendimento CAIXA ao Cidadão pelo número 111.
Fonte: Caixa Econômica Federal
Confira também: DÉCIMO TERCEIRO: Quem tem direito e quem vai receber em NOVEMBRO?