O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) vai liberar a próxima parcela do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista no dia 18 de outubro, ou seja, dentro de apenas 5 dias. A saber, este será o quarto lote, referente ao mês de outubro.
Vale explicar que a nova data faz parte de uma reprogramação no calendário de pagamento dos benefícios. O objetivo é permitir o recebimento de uma parcela extra aos taxistas ainda no mês de dezembro deste ano.
Ainda mais, os sistemas da Dataprev realizarão o processamento das informações do novo lote para identificação dos elegíveis entre 9 e 14 de outubro.
Lote 5 do Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista
De acordo com a reprogramação, o pagamento do lote cinco será no dia 19 de novembro.
Assim, as prefeituras poderão enviar informações de cadastro dos taxistas até o dia 7 de novembro.
Em relação ao Auxílio Caminhoneiro, os profissionais poderão, se ainda necessário, preencher a autodeclaração também até a essa mesma data.
Por fim, o processamento das informações pela Dataprev ocorrerá no período de 9 a 15 de novembro.
Lote 6
Cabe ainda informar que o recebimento dos recursos do lote 6 está previsto para o dia 10 de dezembro.
Então, os sistemas da Dataprev estarão abertos para recepcionar autodeclarações e dados dos taxistas até às 18h do dia 28 de novembro. O processamento pela empresa pública será realizado entre 30 de novembro e 6 de dezembro.
Parcela extra do Auxílio Taxista
Segundo o MTP, a pasta fará, em dezembro, um balanço dos pagamentos dos benefícios para avaliar a possibilidade de pagar uma parcela extra, ainda no mesmo mês, do Auxílio Taxista.
Isso porque o Ministério tem por objetivo utilizar todo o recurso destinado a esse benefício pela Emenda Constitucional nº 123 e atender o maior número de motoristas impactados pela alta dos combustíveis.
Calendário do Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista
Confira as novas datas após a mencionada reprogramação.
Balanço regional
No terceiro lote, os pagamentos dos dois benefícios tiveram destaque na região Sudeste, com mais de 50% de profissionais contemplados em relação ao resto do país.
No Auxílio Taxista, por exemplo, foram 147.614 motoristas de táxi na localidade. Já na modalidade do Auxílio Caminhoneiro, foram 177.094 profissionais na região.
Para quem não acompanhou, no último dia 24, um total de 631.491 profissionais foram contemplados com a terceira parcela dos recursos federais. Deste total, 289.985 são motoristas de táxi e 341.506 de caminhoneiros de todo o Brasil.
Leia ainda: Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: Preciso apresentar algum documento?
Pagamentos
Por fim, cabe mencionar que os valores são creditados em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa em nome dos beneficiários, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
E mais, caso o beneficiário não movimente a conta em até 90 dias, os recursos depositados serão recolhidos ao Tesouro Nacional.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência
Veja também: PISO DA ENFERMAGEM: Deputados cobram fonte de financiamento