O auxílio-reclusão do INSS é um benefício previdenciário que destina-se aos dependentes de segurados que estão presos em regime fechado ou semiaberto. Assim sendo, esse benefício tem como objetivo amparar financeiramente a família do segurado durante o período de sua reclusão. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse auxílio.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre o auxílio-reclusão do INSS para que você possa saber tudo sobre esse benefício.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o auxílio-reclusão do INSS?
O auxílio-reclusão do INSS consiste em um benefício previdenciário que o órgão paga aos dependentes do segurado que está recluso. Dessa forma, por mais que algumas pessoas pensem que trata-se de um benefício para o segurado preso, é importante frisar que quem recebe não é o prisioneiro, mas sim seus dependentes.
Portanto, o auxílio-reclusão tem como objetivo assegurar apoio financeiro para a família do contribuinte no período em que ele se encontra recluso.
Quem tem direito ao auxílio-reclusão?
Conforme já mencionado acima, o auxílio-reclusão destina-se aos dependentes do segurado que está recluso. Portanto, para ter direito a esse benefício, é necessário ser esposa ou esposo, companheiro(a), filho(a) ou irmão(ã) do segurado, desde que possuam baixa renda.
Além disso, é necessário que o segurado esteja contribuindo regularmente para o INSS até o momento da prisão.
Quais são os requisitos para receber o auxílio-reclusão?
Ademais, além de ser dependente do segurado, o titular do benefício deve comprovar a sua dependência econômica em relação ao segurado preso.
Para isso, o dependente pode realizar essa comprovação por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).Isso porque, esse documento contém os dados de contribuição do segurado.
Além disso, é necessário que o segurado esteja preso em regime fechado ou semiaberto. Nesse último caso, é preciso que a prisão tenha ocorrido antes de 17/01/2019.
Qual o valor do benefício?
O valor do auxílio-reclusão atualmente não ultrapassa o salário mínimo. Sendo assim, em 2023, o benefício é de R$ 1320.
A saber, essa foi uma das mudanças no benefício após a Reforma da Previdência.
Como solicitar o auxílio-reclusão?
Para solicitar o auxílio-reclusão, é necessário agendar um atendimento em uma agência do INSS. Dessa maneira, os dependentes precisam comparecer na agência na data com a documentação necessária, que inclui:
- A certidão de recolhimento do segurado;
- Documentos que comprovem a filiação ou dependência econômica;
- Documentos pessoais, entre outros.
Quais são as obrigações do beneficiário para ter direito?
Por fim, o beneficiário do auxílio-reclusão possui algumas obrigações para continuar recebendo o benefício regularmente.
Sendo assim, é necessário informar ao INSS qualquer mudança em sua situação, como casamento, emprego ou falecimento de dependente. Além disso, caso ocorra a progressão do regime de prisão do segurado para o semiaberto ou aberto, é necessário informar ao INSS para que o órgão revise o benefício.
Além disso, vale lembrar que, assim que for posto em liberdade, o benefício é cessado.
O que você acha do auxílio-reclusão do INSS? Deixe sua opinião nos comentários!