Nem todos conhecem o Auxílio-Inclusão, mas o benefício vem ajudando diversos brasileiros nos últimos meses. A saber, o auxílio surgiu com o objetivo de incentivar o ingresso no mercado de trabalho, bem como promover a autonomia de pessoas com deficiência.
Em resumo, o governo federal regulamentou o auxílio em novembro de 2021, ou seja, há apenas sete meses. O benefício disponibilizado é de meio salário mínimo (R$ 606) e está ajudando muita gente a complementar a renda no final do mês.
A propósito, as pessoas que desejam requerer o auxílio precisam atender a alguns requisitos. Veja abaixo quais são:
- Estar inscrito no Cadastro Único e com os dados atualizados;
- Receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Estar empregado com a carteira assinada.
Vale destacar que o BPC atende idosos com idade mínima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. No entanto, em ambos os casos, os cidadãos precisam fazer parte de famílias de baixa renda.
Também podem solicitar o Auxílio-Inclusão as pessoas que tiveram os repasses suspensos ou cessados nos últimos 5 anos imediatamente anteriores ao início da atividade remunerada.
Ao ser contemplado com o Auxílio-Inclusão, o cidadão deixa de receber o BPC, caso ainda esteja ativo. Contudo, caso perca o emprego ou a renda adquirida, volta automaticamente a ter o BPC, sem precisar passar pelas avaliações iniciais.
Saiba como solicitar o benefício
Veja abaixo quais as formas de solicitar o Auxílio-Inclusão:
- Site do INSS;
- Aplicativo ‘Meu INSS’;
- Telefone 135;
- Qualquer posto de atendimento do instituto.
Para conseguir requerer o benefício, o cidadão precisa estar munido com informações pessoais para que haja a constatação do ingresso no mercado de trabalho.
Por fim, vale destacar que o Auxílio-Inclusão beneficia toda a sociedade. Em suma, a pessoa com deficiência recebe esse estímulo financeiro para ingressar e permanecer no mercado de trabalho. O empregador, por sua vez, atende a lei de cotas, que obriga empresas a ter preenchido um número determinado de vagas para pessoas com deficiência.
Leia também: Bolsonaro diz que ‘Petrobras pode mergulhar o Brasil num caos”