Você está questionando o motivo de não ter havido repasses do Auxílio Gás em março? Quer saber se ele volta?
Como você pôde observar no título deste artigo, o benefício retorna sim em abril, e ao longo do texto você vai entender o porquê deste subsídio retornar os seus repasses somente neste mês.
Auxílio Gás
Para quem não está familiarizado, o Auxílio Gás é um benefício instituído pelo Governo Federal, que repassa um valor que corresponde à metade do preço médio nacional de um botijão de gás de 13kg para as famílias de baixa renda que estão enquadradas no programa.
É preciso destacar que a lei determina que os pagamentos do Auxílio Gás, também conhecido por Vale Gás, sejam realizados a cada 2 meses.
Então, como tivemos repasses do benefício em fevereiro, esse é o motivo pelo qual uma nova rodada de pagamentos acaba ocorrendo somente neste mês.
Mas foram feitos pagamentos do Auxílio Gás em janeiro e fevereiro, como assim?
Em dezembro de 2021 foi realizado um pagamento do benefício, mas apenas para um grupo prioritário, formado por cerca de 108 mil famílias que moram nas regiões mais atingidas pelas chuvas.
Para o restante do público, o pagamento chegou apenas em janeiro, mas de forma retroativa ao mês de dezembro. O repasse foi feito em janeiro, como se fosse a cota de dezembro que veio apenas para o grupo prioritário.
É por isso que em fevereiro foi aplicado um calendário de repasses do Auxílio Gás.
Quem tem direito?
É importante destacar que o programa não tem um cadastro específico, ele é voltado para as famílias com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Ainda mais, são contempladas as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
De acordo com o governo, como não há orçamento para realizar o repasse a todos aqueles que se encaixam nos critérios, ficou estabelecido um critério de concessão preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Vai ter aumento de beneficiários?
Ainda não foram divulgadas informações a respeito do número de pessoas que serão contempladas. O governo federal afirma que gradualmente serão inseridos novos beneficiários, até que todos aqueles que estão no Auxílio Brasil recebam o Auxílio Gás.
No entanto, a previsão para que isso aconteça é apenas para o ano de 2023.
Calendário do Auxílio Gás
Para quem não sabe, os pagamentos do benefício seguem o mesmo calendário do Auxílio Brasil, e a Caixa Econômica Federal é também o banco responsável por realizar os repasses aos brasileiros.
- NIS de final 1 – 14 de abril;
- NIS de final 2 – 18 de abril;
- NIS de final 3 – 19 de abril;
- NIS de final 4 – 20 de abril;
- NIS de final 5 – 22 de abril;
- NIS de final 6 – 25 de abril;
- NIS de final 7 – 26 de abril;
- NIS de final 8 – 27 de abril;
- NIS de final 9 – 28 de abril;
- NIS de final 0 – 29 de abril.
Confira ainda: Calendário ATUALIZADO do Auxílio Brasil; veja a programação dos pagamentos