Um novo grupo de beneficiários recebe nesta quarta-feira (16) o repasse do Auxílio Gás. A saber, o pagamento é realizado junto com o benefício do Auxílio Brasil. Nesta ocasião, é a vez daqueles que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 3.
Vale destacar que o calendário dos dois benefícios será concluído no dia 25 de fevereiro.
Auxílio Gás
Para o mês de fevereiro, o Ministério da Cidadania confirmou a inclusão de 110 mil famílias, que passam a integrar o programa para o recebimento do subsídio que ajuda a compor o preço do gás de cozinha.
Dessa forma, será um total de 5,58 milhões de brasileiros atendidos com esse auxílio, cujo valor é de R$ 50 em fevereiro.
Para quem não está familiarizado, este é um benefício que repassa ao cidadão 50% do valor da média nacional do preço do gás de cozinha, e como mencionado, o crédito é realizado junto com o Auxílio Brasil.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Só tem direito de receber o subsídio em questão quem estiver registrado no Cadastro Único. Além disso, é preciso que o cidadão comprove a situação de vulnerabilidade social, sendo necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
- Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
- A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Quantidade de beneficiários
Cabe destacar que nesse mês o número de pessoas atendidas pelo Auxílio Brasil atinge cerca de 18 milhões de brasileiros, enquanto que o Auxílio Gás contempla 5,58 milhões de famílias.
Sendo assim, é possível entender o motivo de tantas pessoas nas redes sociais apontarem que as notícias veiculadas sobre o Auxílio Gás são falsas, uma vez que não são todas as pessoas que estão recebendo.
É que no momento o governo alega não ter orçamento para contemplar todos os que estão enquadrados no Auxílio Brasil, mas alega que gradativamente irá inserir novas famílias, de forma que, até 2023 todos possam receber o benefício que ajuda na compra do gás de cozinha.
Veja também: Caixa Tem: Usuários reportam problemas para acesso ao app