O Auxílio Gás é um programa que tem por objetivo ajudar na compra do gás de cozinha, destinado às famílias de baixa renda. Cabe ressaltar que as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm preferência.
O programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, que fica responsável pelo envio dos recursos para pagamento.
Já a Caixa Econômica Federal é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Gás para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania e também pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.
Quem pode participar do programa?
São elegíveis ao Programa Auxílio Gás dos Brasileiros:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
- Famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.
O benefício financeiro segue os seguintes critérios:
I – Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
II – Famílias com menor renda por pessoa;
III – Famílias com maior quantidade de pessoas;
IV – Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
V – Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Qual o valor do Auxílio Gás?
O valor do benefício corresponde a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de treze quilogramas de gás de cozinha, sendo que a Agência Nacional do Petróleo publicará, mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de gás ao consumidor final, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços ou com outra fonte que a substitua.
Neste mês de janeiro, o valor do repasse é de R$ 52, pago junto com o Auxílio Brasil.
Calendário do Auxílio Gás
Nesta quinta-feira (27) é a vez daqueles que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 8.
Como faço para saber se fui selecionado para receber o subsídio?
Saiba que é possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento CAIXA pelo telefone 111, sendo que, em caso de dúvidas o beneficiário deverá entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.
Veja também: Mega-Sena: Sorteio da Mega Semana pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta