Os repasses do Auxílio Gás de janeiro foram encerrados nesta segunda-feira (31). Agora em 2022 é que o benefício foi aberto para o público, uma vez que em dezembro de 2021, o auxílio foi pago a um grupo prioritário.
A saber, nessa ocasião foram beneficiadas as famílias nas cidades de Minas Gerais e Bahia atingidas pelas chuvas.
Para quem não está familiarizado, estamos falando de um benefício que repassa o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg para as famílias em vulnerabilidade social.
Essa média de preço é divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Quem recebeu o Auxílio Gás em janeiro segue também em fevereiro?
Não. É exatamente isso que você leu. Mas não se trata de cortes no número de beneficiários e sim pelo fato de que esse é um subsídio que será repassado a quem tem direito a cada 2 meses. Por esse motivo, quem recebeu em janeiro, não terá o crédito do benefício em fevereiro.
Ainda mais, por se tratar de um programa volátil, todos os meses pode haver a inclusão de novas pessoas, desde que haja orçamento disponível e que os critérios sejam atendidos.
“O programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil sejam atendidos”, informa o ministério da Cidadania.
Quem tem direito?
Fica determinado que o benefício é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Também, para as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Como ainda não há orçamento para contemplar todos aqueles que porventura se encaixam nos critérios, é importante saber que a lei determina que o auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Ainda mais, nos primeiros 90 dias de sua execução, será dada prioridade para o pagamento do Auxílio Gás aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil com menor renda per capita e maior quantidade de integrantes na família.
Como obter informações sobre o Auxílio Gás?
Para o esclarecimento de dúvidas, você pode contar com alguns canais de atendimento. O número 121, do Ministério da Cidadania, reúne informações e é a central para denúncias.
O número 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal, e congrega informações sobre o cartão e o saque do benefício.
Por fim, vale lembrar que também é possível acompanhar as principais informações sobre o benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, da Caixa Econômica Federal.
Veja também: Auxílio Brasil paga bônus de R$ 200; veja quem tem direito