Inicialmente, o auxílio-gás surgiu para ajudar famílias de baixa renda porque o preço do gás de cozinha aumentou muito. Na época, estava tão difícil comprar gás por causa do preço alto que as pessoas estavam trocando o gás para cozinhar com álcool. E o auxílio-gás para 2023 pode continuar ajudando essas famílias a não se exporem a esse risco.
Vale ressaltar que não foram poucas as famílias que precisaram recorrer a essa medida. Na verdade, foram milhões de famílias que ficaram sem condições de adquirir gás em suas casas, o que dificultou ainda mais a alimentação da população carente.
Por isso, continue acompanhando este artigo para saber o que esperar do Auxílio Gás para 2023.
Como o auxílio-gás começou e como funciona
O auxílio-gás começou com uma porcentagem de 50% sob o preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg. Esse preço é medido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entretanto, como o aumento do preço do produto progrediu, nova medida foi adotada pelo Governo Federal para aumento do preço.
Essa medida aconteceu em agosto deste ano (2022) e aumentou o benefício para 100% desse valor. Dessa forma, as famílias passaram a ter como comprar um botijão de gás inteiro com o recebimento do repasse. E isso as ajudou a continuar se alimentando com dignidade.
Mas a medida foi adotada apenas até dezembro do ano corrente. O que significa que há incertezas com relação ao auxílio-gás para 2023. Só que o atual presidente, Jair Bolsonaro, já enviou proposta de orçamento do benefício para 2023, ao Congresso.
Continue acompanhando o artigo para saber o que esperar do auxílio-gás no ano que vem, de acordo com a proposta de orçamento enviada!
Auxílio-gás para 2023
Jair Bolsonaro enviou em proposta de orçamento que o vale-gás para 2023 retornaria a porcentagem de 50% do preço médio do botijão de gás de 13 kg, em janeiro do próximo ano. Assim sendo, ao tomar posse, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve continuar o pagamento de acordo com esse orçamento.
Isso significa que as famílias que recebem o auxílio-gás (popularmente conhecido por vale-gás) continuarão a receber o benefício, entretanto, com um valor menor em comparação ao que recebem atualmente.
De acordo com pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor do preço médio do gás deve ser cerca de R$110,00 no próximo ano. Portanto, as pessoas que recebem o benefício deverão receber R$55,00 como auxílio para sua compra.
É importante lembrar, ainda, que o benefício é repassado de forma bimestral, não mensal. Por isso, o repasse acontece a cada dois meses e sempre nos meses pares, ou seja, o repasse auxílio-gás para 2023 não acontecerá em janeiro, mas sim em fevereiro do próximo ano.
A próxima parcela do auxílio-gás acontecerá a partir do dia 12 de dezembro e o pagamento acontece sempre junto com o Auxílio Brasil. Isso porque o vale-gás é concedido, especificamente, às pessoas que recebem o Auxílio Brasil, que compõe a população carente e que, comprovadamente, precisam do auxílio do Governo para manter o seu sustento e o de sua família.