Como veiculado aqui no Brasil 123, o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil já foi divulgado para o mês de maio, no entanto, o mesmo não ocorre para o Auxílio Gás.
Isso porque o próximo repasse deste benefício irá ocorrer apenas em junho, e você descobrirá o motivo ao seguir a leitura deste artigo.
Auxílio Gás
Este é um benefício instituído pelo Governo Federal, que repassa 50% do valor do preço médio nacional de um botijão de gás de 13kg para as famílias de baixa renda que estão enquadradas no programa.
Ainda mais, a lei determina que o programa terá a duração de 5 anos, e que os repasses devem ser feitos a cada 2 meses.
Desse modo, como tivemos pagamentos em abril, o próximo lote será repassado apenas em junho.
Quem tem direito ao benefício?
Os critérios do Auxílio Gás são:
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
- Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Quantas pessoas vão receber em junho e qual será o valor?
Ainda não podemos afirmar como será o próximo pagamento, pois o Ministério da Cidadania ainda não divulgou os números.
Apenas podemos lembrar que em abril foram cerca de 5,39 milhões de famílias contempladas, com o valor de R$ 51.
De acordo com o governo, gradualmente serão inseridos novos beneficiários, até que todos aqueles que estão no Auxílio Brasil recebam o Auxílio Gás. No entanto, isso só deve acontecer para o ano de 2023.
Veja também: Título de Eleitor: Termina HOJE prazo para tirar o documento e resolver pendências