O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria um subsídio para ajudar com a compra do gás de cozinha. O benefício, chamado de auxílio ‘Gás dos Brasileiros’, é voltado para as famílias de baixa renda.
Aqui cabe uma informação que merece destaque: o auxílio será pago por cinco anos.
Siga a leitura e tenha mais informações sobre o tema.
Auxílio Gás
Poderão receber o benefício, as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Também terão direito as famílias que tenham entre seus membros pessoas contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Ainda mais, o auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Vale mencionar que as famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses. Esse preço de referência é estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A saber, o valor repassado em janeiro foi de R$ 52.
Calendário de pagamentos
Para quem não acompanhou os créditos em janeiro deste ano, é válido informar que o calendário utilizado é o mesmo do Auxílio Brasil.
Assim sendo, o valor é pago com o escalonamento de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Por fim, cabe destacar que o valor do próximo pagamento do Auxílio Gás ainda não foi oficialmente divulgado pelo Governo Federal, mas o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse na sexta-feira (4), em entrevista para o programa A Voz do Brasil, que no dia 14 de fevereiro o banco fará novos repasses do benefício.
Leia ainda: Auxílio Brasil: Pesquisa aponta valor ‘muito baixo’ para grande parte dos beneficiários