Após uma pausa no calendário de pagamentos durante o final de semana, a Caixa Econômica Federal retomou os depósitos do Auxílio Brasil e Auxílio Gás, que seguem até o final desta semana, dia 25 de fevereiro.
Nesta data, são contemplados os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 7.
Auxílio Gás
Em primeiro lugar, é importante destacar que o Governo Federal decidiu manter o cronograma que era utilizado com o Bolsa Família.
Em outras palavras, os beneficiários do Auxílio Brasil e Auxílio Gás recebem a ajuda financeira nos últimos dez dias úteis de cada mês, de acordo com o dígito final do NIS, do 1 ao 0.
Para quem não está familiarizado, saiba que o número está impresso no cartão de pagamento do programa social, para facilitar a consulta.
Pagamentos
Para os dois benefícios, tanto o Auxílio Brasil como o Auxílio Gás, os repasses têm sido viabilizados pela conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.
Vale lembrar que essa plataforma foi criada pela Caixa Econômica no primeiro semestre de 2020 para unificar os pagamentos do Auxílio Emergencial, e o Governo Federal decidiu manter esse mecanismo para os novos benefícios.
Atualmente apenas uma parcela dos beneficiários do Auxílio Brasil, cerca de 5,6 milhões de pessoas, recebem o Auxílio Gás.
O governo garante que esse número irá aumentar gradualmente, mas alerta que para que todos os enquadrados no programa social sejam atendidos, vai levar tempo.
Isso porque a previsão para que o pagamento do vale gás seja para todos do Auxílio Brasil é somente para o ano de 2023.
Em relação ao valor, os beneficiários recebem a cada dois meses um crédito que corresponde a 50% do preço médio nacional do botijão de gás.
A saber, nesse mês o valor ficou estabelecido em R$ 50.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Os requisitos do programa são:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
- Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Calendário de fevereiro
Consulte os repasses do Auxílio Gás, que coincidem com a data de pagamento do Auxílio Brasil:
- NIS de final 1 – 14 de fevereiro;
- NIS de final 2 – 15 de fevereiro;
- NIS de final 3 – 16 de fevereiro;
- NIS de final 4 – 17 de fevereiro;
- NIS de final 5 – 18 de fevereiro;
- NIS de final 6 – 21 de fevereiro;
- NIS de final 7 – 22 de fevereiro;
- NIS de final 8 – 23 de fevereiro;
- NIS de final 9 – 24 de fevereiro;
- NIS de final 0 – 25 de fevereiro.
Veja ainda: Saque do FGTS liberado direto pelo aplicativo; veja como