Uma nova rodada do Auxílio Gás é aguardada para este mês. Isso porque, de acordo com a lei que institui o benefício, o valor deve ser repassado a cada 2 meses. Logo, como tivemos o último pagamento aplicado em fevereiro, um novo crédito é esperado para abril.
Caso se confirme, os pagamentos terão início no dia 14 de abril, junto com o calendário do Programa Auxílio Brasil.
Auxílio Gás
Para quem não está familiarizado, o Auxílio Gás é um benefício no qual o governo federal repassa às famílias em vulnerabilidade social um valor para ajudar na compra do gás de cozinha.
A saber, esse valor é estabelecido em 50% do preço médio nacional do item, determinado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que publica no seu endereço eletrônico, mensalmente, até o 10º (décimo) dia útil do mês, o valor da média dos 6 meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de 13 kg ao consumidor final.
Como se sabe, o gás de cozinha vem apresentando sucessivos aumentos, e tem sido comercializado a mais de R$ 100 por todo o país.
Vale lembrar que em fevereiro, o valor do Auxílio Gás foi de R$ 50.
Critérios de concessão do Auxílio Gás
Para ter chances de receber o Auxílio Gás é preciso que a família:
- Esteja inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
- Tenha alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o Benefício de Prestação Continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.
Então, diante das pessoas elegíveis, é o Ministério da Cidadania quem faz a triagem e aplica a concessão do benefício ao cidadão.
Além disso, utiliza-se ainda dos seguintes critérios de famílias:
- Com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
- Que possuam a menor renda por pessoa;
- Com maior quantidade de pessoas;
- Que tenham a concessão do benefício do Programa Auxílio Brasil.
Como saber quem recebe o Auxílio Gás em abril?
Como você acompanhou no título deste artigo, não são todas as pessoas elegíveis que recebem o Auxílio Gás. E isso ocorre, segundo o governo, por restrições de Orçamento.
Sendo assim, de acordo com os critérios apresentados anteriormente, o governo chega ao número de contemplados, dentro dos recursos disponíveis.
Em fevereiro, foram cerca de 5,5 milhões de famílias contempladas, mas para abril ainda não se tem o número oficial divulgado.
Por fim, saiba que a consulta ao Auxílio Gás pode ser feita pelos aplicativos Auxílio Brasil, Caixa Tem, ou por telefone, pela Central 111.
Veja ainda: Auxílio Brasil: Câmara dos Deputados coloca em votação o valor do benefício