Diante do encerramento do calendário de abril para os pagamentos do Auxílio Gás, que ocorreu nesta sexta-feira (29), os beneficiários já ficam com a atenção voltada para o início da próxima remessa.
No entanto, é preciso destacar que um novo lote deverá ser repassado somente em junho.
Siga a leitura para entender o motivo.
Auxílio Gás
Para quem não está familiarizado, o Auxílio Gás é um benefício instituído pelo Governo Federal, que repassa um valor que corresponde à metade do preço médio nacional de um botijão de gás de 13kg para as famílias de baixa renda que estão enquadradas no programa.
É preciso destacar que a lei determina que os pagamentos sejam realizados a cada 2 meses. Como tivemos repasses do benefício agora em abril, uma nova rodada de pagamentos acabará ocorrendo somente em junho.
A saber, neste mês, foram cerca de 5,39 milhões de famílias contempladas com o benefício, no valor de R$ 51.
Vai ter aumento de beneficiários?
Até o momento não foram divulgadas informações a respeito do número de pessoas que serão contempladas na próxima rodada.
De acordo com o governo, gradualmente serão inseridos novos beneficiários, até que todos aqueles que estão no Auxílio Brasil recebam também o Auxílio Gás. Mas cabe informar que a previsão para que isso aconteça é apenas para o ano de 2023.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
As determinações para se enquadrar no benefício são:
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
- Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Veja ainda: NOVA rodada do Auxílio Brasil de R$ 400 confirmada! Veja o calendário