Para quem não está familiarizado, o Auxílio Gás é um benefício instituído pelo Governo Federal, que repassa um valor que corresponde à metade do preço médio nacional de um botijão de gás de 13kg para as famílias de baixa renda que estão enquadradas no programa.
Um ponto de destaque é que a lei determina que os pagamentos sejam realizados a cada 2 meses. Assim, fica fácil entender que após a conclusão dos pagamentos de fevereiro, o benefício só deve retornar em abril.
Mas teve repasse do Auxílio Gás em janeiro e fevereiro, como assim?
Sim, é verdade, e é uma excelente observação. No entanto, para explicar isso vamos recapitular o início da execução do programa Auxílio Gás para os brasileiros.
Em dezembro de 2021 foi realizado um pagamento do benefício, mas apenas para um grupo prioritário, formado por cerca de 108 mil famílias que moram nas regiões mais atingidas pelas chuvas.
Para o restante do público, o pagamento chegou apenas em janeiro, mas de forma retroativa ao mês de dezembro. O repasse foi feito em janeiro, como se fosse a cota de dezembro que veio apenas para o grupo prioritário.
Isso explica, portanto, o motivo de termos também em fevereiro um calendário de repasses do Auxílio Gás. Em resumo, porque o pagamento de janeiro foi contabilizado como se fosse em dezembro, e assim, dois meses depois, chegando em fevereiro, veio um novo crédito.
Valor do subsídio para compra do gás de cozinha
Em janeiro, foram cerca de 5,4 milhões de famílias contempladas com o benefício, no valor de R$ 52. Para esse mês, o Ministério da Cidadania confirmou a inclusão de mais de 100 mil famílias na folha de pagamentos do benefício, e o valor teve uma leve queda, ficando no valor de R$ 50.
Em abril teremos mais beneficiários?
Em fevereiro, o número de pessoas contempladas pelo Auxílio Brasil chegou a 18 milhões. Mas o Auxílio Gás não chega ainda nem perto desse número.
De acordo com o governo, aos poucos serão inseridos novos beneficiários, até que todos aqueles que estão no Auxílio Brasil recebam também o benefício para ajudar a compor o preço do gás de cozinha.
Mas é preciso ter cautela, uma vez que a previsão para que isso aconteça é apenas para o ano de 2023.
Veja ainda: Onde receber o Auxílio Brasil? Veja as opções para acesso ao benefício